O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Na prorrogação, América-RN segura o Globo FC e leva o primeiro turno

Uma festa para ficar marcada na história do futebol potiguar. Mais de 17 mil pessoas foram à Arena das Dunas para acompanhar a decisão entre América-RN e Globo FC. O título da Copa Cidade do Natal, o primeiro turno do Campeonato Potiguar, só foi definido na prorrogação. O Mecão se superou, apesar de todo o cansaço, e, por ter feito a melhor campanha da primeira fase, pôde soltar o grito de campeão com o empate por 0 a 0. Com a conquista, o clube garante participação na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2017, além da vaga para a final do estadual deste ano.
América-RN campeão (Foto: Fabiano de Oliveira)América-RN posa para a posteridade antes da decisão;
mais de 17 mil pessoas na Arena (Foto: Fabiano de Oliveira)
Antes de a bola rolar, muitos torcedores de América-RN e Globo FC precisaram de uma dose extra de paciência para enfrentar as longas filas que se formaram nos portões de acesso ao estádio. A demora maior foi registrada do lado americano, em que foi necessária a intervenção policial para acalmar os ânimos dos mais nervosos. As vias de acesso ao estádio também sofreram com o engarrafamento e Polícia Rodoviária Federal precisou modificar algumas rotas para os motoristas.
Bandeirão e festa na arquibancada
Com grande maioria nas arquibancadas, a torcida do América-RN preparou uma verdadeira festa para a entrada dos jogadores em campo. Um show pirotécnico foi montando no setor Leste do estádio, com foguetes de papel e fumaça vermelha. A empolgação foi tamanha que nem a execução do Hino Nacional calou a torcida alvirrubra. Do outro lado do estádio, mesmo em menor número, os torcedores de Ceará-Mirim não paravam por um momento. Ao som de uma charanga animada que não parou nem no intervalo da partida, cantaram e brincaram até mesmo com o ataque adversário. Com a bola em jogo, foi a vez de aparecerem os jogadores mais experientes. Ambos capitães de suas equipes, ambos com as camisas 10. Cascata e Renatinho Potiguar foram os maestros das equipes, com muita disposição e força ofensiva. Outras peças surgiram em campo, como a dupla americana formada por Thiago Potiguar e Rômulo, que deram muito trabalho ao goleiro Rafael. Por sinal, foi de Rômulo a melhor jogada no primeiro tempo para o Alvirrubro, quando livre de marcação, bateu rasteiro, defendido pelos pés de Rafael. Pelo lado tricolor, o jovem Romarinho acompanhado por Vavá “Metralha”, que sofreu com a forte marcação do zagueiro Flávio Boaventura, pouco apareceram, para a irritação do técnico Higor César. No segundo tempo, o técnico Guilherme Macuglia faz a primeira a mudança, colocando Pedro Ivo no lugar de Júlio Terceiro, mantendo a formação com três volantes. No Globo FC, Higor César prefere mudar no setor de criação e põe o jovem Eduardo, de apenas 17 anos, que já havia marcado um gol na vitória de 2 a 0 do Tricolor sobre o mesmo América-RN pela sexta rodada da fase classificatória. A substituição dá mais volume de jogo ao Globo FC, que se lança mais ao ataque com o centroavante Vavá. Sob pressão, o treinador americano coloca o “xodó” dos torcedores, Mateus, e ganha mais velocidade na frente. Atrevido, o camisa 20 americano pedalou na frente do zagueiro Negretti e chutou de fora da área. O goleiro Rafael precisou se esticar por completo para mandar a bola pela linha de fundo. Logo após, o América-RN chegou com perigo depois de Cascata bateu de direita e Rafael, mais uma vez, espalmou para fora. O que se viu depois foi um equilíbrio em campo, com os dois times se preservando fisicamente para encarar mais 30 minutos de uma prorrogação suada e com forte emoção.
É campeão
Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, o América-RN jogava pelo empate na prorrogação para ficar com o título da Copa Cidade do Natal, mas a chance de levantar o troféu motivava os jogadores do Globo FC a correrem ainda mais pela vitória. Com melhor preparo físico, a equipe de Ceará-Mirim investiu nos contra-ataques. A cada chute dado por um jogador do Globo FC, os torcedores vibravam ainda mais. Exaustos, os jogadores alvirrubros tocavam a bola na intermediária, mas sofriam com as cãibras – o atacante Thiago Potiguar desabou no gramado e precisou de atendimento médico para sair de campo. No final do primeiro tempo da prorrogação, o lance mais polêmico de toda a partida. Romarinho partiu pela direita e tentou o cruzamento, mas o zagueiro Flávio Boaventura foi cortar o lance e a bola tocou em seu braço. A reclamação do Globo FC foi geral e alguns jogadores precisaram ser contidos pelo próprios companheiros. No últimos 15 minutos de partida, não houve um torcedor que ficasse sentando na arquibancada. Com todo o público em pé, América-RN e Globo FC lutaram até esgotarem todas as sua forças e muitos jogadores não aguentaram o cansaço, deixando a partida mais tempo paralisada do que com a bola rolando. Em um lance de muita coragem o goleiro Rafael saiu da sua área e foi para o ataque, na tentativa de buscar o gol para o Globo FC. Mesmo cansado, o elenco do América-RN continuou a trocar passes e só esperou o apito final, para a torcida soltar o grito de “é campeão”.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário