O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 2 de maio de 2015

Gol de Flávio, ABC 0 x 1 América-RN - Mecão Bicampeão Potiguar 02/05/2015

“Estadual mais importante de toda a história”, enaltece Roberto Fernandes após título

Campeão potiguar no ano do centenário do América, o treinador Roberto Fernandes enalteceu a conquista do Alvirrubro e afirmou ter sido o título estadual ‘mais importante da história’ do clube. Destacando o orgulho pelo taça, o treinador foi além e disse ter colocado seu nome na história do futebol do Rio Grande do Norte.
Técnico destacou conquista e futebol do rival ABC (Foto: Wellington Rocha)
Técnico destacou conquista e futebol do rival ABC
(Foto: Wellington Rocha)
“É o título estadual mais importante de toda a história, uma coisa antológica. Quando [o clube] completar 200 anos, vão lembrar como foi o centenário. Primeiro turno irretocável do América, segundo turno irretocável do ABC. Esta foi minha 5ª final seguida, e é o terceiro título. Sabemos trabalhar bem esse tipo de jogo. Mérito dos atletas. Fico muito orgulhoso com o título. Se tinha alguma dúvida, acabou agora. Escrevo minha história no Rio Grande do Norte”, desabafou Roberto Fernandes. A conquista veio após vitória por 1 a 0 sobre o rival ABC, em pleno estádio Frasqueirão. Com a dificuldade encontrada no jogo e o magro placar, ele citou o futebol apresentado pelo Alvinegro ao longo da competição. A equipe de Josué Teixeira não perdia desde o 1º turno. “Antes de tudo, quero falar que encontramos um adversário digno de uma final como essa. ABC está de parabéns e não deve baixar a cabeça. Foram dois grandes jogos. Final pesa muita coisa. Está de parabéns também o torcedor, atletas. Só tenho a agradecer. Quero a Série C também”, finalizou. Com bastante tempo para comemorar, o América só retorna aos gramados no próximo dia 17, quando estreia pela Série C do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Águia de Marabá, fora de casa.
Por Miguel Medeiros

Zagueiro supera desconfiança e marca gol do título do América-RN

De desconfiança da torcida a xerife da campanha vitoriosa do América-RN no Campeonato Potiguar 2015. Depois de uma chegada polêmica no Alvirrubro, Flávio Boaventura pediu um voto de confiança ao torcedor, se firmou como titular absoluto na zaga e mostrou a que veio. Na final deste sábado, diante do seu ex-clube, o zagueiro virou herói, marcou um gol de cabeça e comemorou no Frasqueirão o título estadual conquistado no ano do centenário do Mecão. No primeiro jogo da final, América e ABC empataram em 1 a 1.
Flávio Boaventura América-RN comemora gol título (Foto: Fabiano Oliveira) 
Flávio Boaventura comemora gol de cabeça para
o América-RN na final (Foto: Fabiano Oliveira)


Boaventura foi uma das contratações mais comentadas do futebol potiguar nesta temporada. O ex-defensor do ABC foi recebido com protestos pelos torcedores alvirrubros depois de ter publicado, no fim do ano passado, uma foto em que segura um cartaz ironizando o rebaixamento do Mecão para a Série C do Campeonato Brasileiro. Flávio Boaventura defendeu a camisa do rival ABC entre 2012 e 2013, e retornou a Natal depois de uma passagem pelo Paços de Ferreira, de Portugal. Após ser vice-campeão com a camisa alvinegra há três anos, o zagueiro não escondia a vontade de levantar a taça na casa do ex-clube. Durante o estadual, ele foi um dos homens de confiança do técnico Roberto Fernandes. Com as boas atuações, conquistou o respeito da maior parte da torcida, demonstrando raça e precisão para parar o ataque do ABC nas finais. Com a conquista do 33º título estadual na sua história, o América-RN quebrou um tabu que durava cinco anos no Campeonato Potiguar. Desde 2009, o vencedor do primeiro turno não levantava a taça de campeão na final.
Por Natal

Campeão centenário! América vence e conquista Estadual de 2015


(Foto: Fabiano de Oliveira)
O América é o campeão centenário do futebol potiguar. Na tarde deste sábado (2), o Alvirrubro enfrentou o ABC no estádio Frasqueirão e conquistou a vitória por 1 a 0. O resultado garantiu o título Estadual 2015, o segundo consecutivo. O gol do triunfo foi marcado pelo zagueiro Flávio Boaventura, aos 20 minutos do primeiro tempo. No duelo de ida, as equipes empataram por 1 a 1, na Arena das Dunas. É o 35º Campeonato Potiguar conquistado pelos rubros. No último minuto a partida ganhou mais um tempero. Quando o Alvinegro se preparava para cobrar uma falta, uma das torres de iluminação apagou e o jogo foi paralisado. O juiz Anderson Daronco esperou a luz voltar, mas o placar não mudou. A campanha campeã começou no dia 1º de fevereiro com a vitória por 2 a 0 sobre o Potiguar de Mossoró, na Arena das Dunas. O lateral direiro Walber, que não pertence mais ao elenco rubro, foi o autor do primeiro gol americano na competição. Ao todo, foram 18 jogos com 12 vitórias, quatro empates e uma derrota. O ataque rubro marcou 39 gols e a defesa sofreu apenas 12. Agora, o foco do ABC é a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Já na sexta-feira (8), a equipe enfrenta o Oeste-SP, no estádio Frasqueirão, às 19h30, pela primeira rodada da competição nacional. Em 2014, o Alvinegro encerrou a disputa na 14ª colocação, com 48 pontos e ficou longe do acesso à Série A. O Alvirrubro só volta a campo no próximo dia 12. O confronto será diante do Atlético-GO, na Arena das Dunas, às 19h30, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. A estreia na Série C do Brasileirão está prevista para o dia 17 de maio, às 16h, contra o Águia de Marabá, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá-PA.
Vantagem rubra

Flávio Boaventura marcou o gol do título (Foto: Wellington Rocha)
Flávio Boaventura marcou o gol do título (Foto: Wellington Rocha)

O jogo começou muito nervoso pegado no Frasqueirão. Foram cinco faltas duras em apenas três minutos. Aos 5, a primeira tentativa de ataque. Lima cobrou falta pela esquerda e a zaga rubra afastou. A partida seguiu truncada e com as duas equipes buscando o gol. Apesar de demorar a chegar ao gol de Saulo, quando chegou o América foi fatal. Aos 19 minutos, Cascata enxergou Adriano Pardal livre na área e tocou, o jogador tentou devolver, mas a zaga cortou pela linha de fundo. Na cobrança, Cascata cruzou na medida para Flávio Boaventura, sem marcação, desviar de cabeça. Em desvantagem, o Alvinegro logo tentou o empate. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Kayke cabeceou, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Mas foi o América que quase ampliou o placar. Aos 25, Cascata avançou pelo meio e arriscou de longe, a bola carimbou a trave. Na reta final da primeira etapa, o ABC foi mais ofensivo e pressionou em busca do empate. Aos 35 minutos, Kayke recebeu passe na entrada da área e chutou forte, mas a bola passou por cima da trave de Busatto. Pouco depois, aos 39, Lima cobrou falta e mandou em cima da barreira. Antes do término do primeiro tempo, Kayke avançou pela ponta direita e fez cruzamento, o goleiro americano deu um tapa na bola e evitou que Erivelton cabeceasse.
Pressão abecedista
A pressão abecedista continuou no início do segundo tempo. Com menos de um minuto, Lima levou pela esquerda e cruzou, Flávio Boaventura tentou o corte e quase marcou contra, a bola explodiu na trave. A blitz não cessou e, aos 3 minutos, Fábio Bahia invadiu a área e bateu forte, Busatto salvou. Mais ligado em campo, o ABC chegou com perigo mais uma vez. Aos 5 minutos, Wellington Bruno avançou pelo meio e arriscou de longe, o goleiro rubro voou para mandar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Leandro Amaro cabeceou, mas mandou para fora. Aos 10 minutos, mais uma chegada do Alvinegro. Fabinho Alves avançou pela esquerda e cruzou, Kayke dominou, girou e bateu fraco. Busatto agarrou. Pressionado, o América só conseguiu chegar ao ataque aos 19 minutos. Zé Antônio Paulista arriscou de fora da área e obrigou ao goleiro Saulo a fazer boa defesa. Apesar do lance, a equipe abecedista seguiu melhor em campo. Aos 22, Lima cruzou, a bola sobrou para Kayke, que tentou, mas Cléber salvou em cima da linha. Pouco depois, Bruno Luiz ajeitou para João Paulo, que encheu o pé e carimbou a zaga americana. O América tentou a resposta em cobrança de falta de Daniel Costa, aos 34 minutos, e Saulo defendeu. O empate quase saiu aos 35 minutos. Lima cobrou falta e a bola passou perto da trave de Busatto. O juiz Anderson Daronco esperou a luz voltar, mas o placar não mudou.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

CBF testará jogos às 11h do domingo no Brasileirão

Rio (AE) - Duas semanas após tomar posse na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero decidiu fazer uma experiência polêmica. A temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro poderá ter jogos na hora do almoço de domingo, começando às 11 horas. A medida será testada na primeira rodada e pode valer para todo o torneio. O primeiro jogo escolhido para começar às 11 horas será Grêmio x Ponte Preta, dia 10 de maio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. A partida estava programada para começar às 18h30, também no domingo. "A ideia é que pelo menos uma partida de cada rodada seja realizada no domingo às 11 horas", explicou a CBF, em nota
Murillo ConstantinoA Arena Grêmio, inaugurada recentemente pelo Tricolor Gaúcho será palco do primeiro teste 
A Arena Grêmio, inaugurada recentemente pelo
Tricolor Gaúcho será palco do primeiro teste
Neste ano, o Palmeiras fez dois jogos começando às 11 horas, com boa presença de público. No dia 15 de março, recebeu o XV de Piracicaba pela fase de classificação do Campeonato Paulista. Depois, pegou o Botafogo, também no Allianz Parque, no dia 12 de abril, pelas quartas de final. Nas duas ocasiões, entretanto, os jogos foram antecipados por conta dos protestos contra o governo, que ocorreram à tarde. O Brasileirão de 2015 será a quinta edição do torneio com jogos às 21 horas de sábado. Na rodada de 6 de junho, entretanto, estão programados três partidas começando às 22 horas porque a seleção brasileira fará amistoso mais cedo.
Corinthians
O balanço de 2014 do Corinthians, publicado ontem no jornal O Estado de S.Paulo, comprova o agravamento da crise financeira do clube. Em relação à temporada de 2013, a receita do Corinthians caiu 18,29%. O endividamento e déficit operacional chegam a R$ 21 milhões, no caso do futebol. Os empréstimos saltaram de R$ 34,82 milhões em 2013 para R$ 42,09 milhões em 2014. As dívidas com fornecedores passaram de R$ 36 22 milhões para R$ 56,93 milhões. Um dos pontos de maior destaque na demonstração financeira é a queda na arrecadação de bilheteria (R$ 32 milhões em 2013 e R$ 6 9 milhões em 2014). Por outro lado, o Corinthians é líder em público total na Copa Libertadores em 2015 e registra médias superiores a 25 mil pagantes desde a inauguração do Itaquerão. Neste caso, a queda se explica pela engenharia financeira adotada na construção da nova arena. Os recursos arrecadados com a bilheteria vão para um fundo específico para pagamento do empréstimo com o BNDES.
Fonte: Tribuna do Norte/CBF

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Técnico do ABC cobra postura diferente para jogo que vale o título

Josué Teixeira não ficou nada satisfeito com a postura do ABC no primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar. Prova disso é que, logo após o jogo, o treinador admitiu que faria mudanças no time para o segundo duelo e reafirmou isso na véspera do jogo, após o último treinamento antes da final.
Josué Teixeira - treinador do ABC (Foto: Alexandre Filho/GloboEsporte.com) 
Josué Teixeira diz que a postura do ABC vai depender
de como o América jogará (Foto: Alexandre Filho/GloboEsporte.com)
Que o time vem com uma postura diferente para esse jogo, isso aí é fato. Tanto na estrutura tática quanto no comportamento - enfatizou. Na conversa com a imprensa, o técnico alvinegro declarou que vai aguardar a forma como o rival irá jogar. A definição de como vai jogar o ABC depende muito de como vai vir o América. A gente tem que estar preparado para todas as situações. Na beira do campo, a gente vai sentindo qual a proposta de jogo e faz a situação que está planejando. Não são modificações. É saber a situação como está vindo o jogo - destacou. Josué lembrou ainda da importância que o torcedor alvinegro terá nesse último confronto. Ele elogiou a postura da torcida na partida realizada na Arena das Dunas. A torcida teve um comportamento fantástico nesse último jogo. O time perdendo o jogo, eles não criticaram, não vaiaram, apoiaram o tempo todo e no final ainda cantaram 'time de guerreiros'. Muito do que nós conseguimos nesse jogo foi pela torcida. Se a torcida não está presente, se ela está omissa, a gente talvez não tivesse o sucesso de empatar o jogo. A gente conta muito com a torcida do ABC. A torcida é apaixonada e vai empurrar o time, vai ser o 12º jogador em campo, vai empurrar o time para a vitória e a gente está buscando exatamente isso, essa interligação entre jogadores e torcida - comentou. Para ele, chegou a hora dos jogadores darem um retorno à estrutura disponibilizada pelo clube. Estamos desde ontem (quinta-feira) concentrados. Os jogadores que pediram para poder ter um descanso. Demonstra a vontade dos jogadores. O ABC está dando tudo para a gente. Está na hora de a gente dar o retorno para o ABC e para a torcida - declarou. A final do Campeonato Potiguar será neste sábado, às 16h, no Estádio Frasqueirão. Em caso de empate, o jogo vai para os pênaltis. Quem vencer fica com a taça do estadual.
Por Natal

América-RN faz treino fechado na Arena das Dunas e mantém mistério

O América-RN fez treino fechado na Arena das Dunas, na manhã desta sexta-feira. O técnico Roberto Fernandes encerrou os preparativos da equipe rubra para a decisão contra o ABC, marcada para este sábado, no Frasqueirão. Com a suspensão de Maguinho, o comandante alvirrubro já tem o substituto, mas manteve o sigilo. Tenho alguns nomes em mente e estamos conversando com o grupo para ver a melhor escolha. Se eles confiam em mim, também posso confiar neles. Somos uma família e resolvemos nossa parada juntos - disse.
Roberto Fernandes, técnico do América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação) 
Roberto Fernandes comanda treino fechado na Arena
das Dunas (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
O Mecão deve jogar com Busatto, Diogo, Flávio Boaventura, Cleber e Álvaro; Judson, Tiago Dutra, Zé Antônio e Cascata; Thiago Potiguar e Max.Roberto ainda destacou a importância do apoio da torcida rubra, mesmo com o jogo na casa do adversário. Por estarem na casa deles, é natural que estejam em maior número, mas tenho certeza que o torcedor americano nos apoiará os 90 minutos. Nosso jogadores merecem isso - afirmou.
Por Natal

Torcida do ASSU na final - 01.05.2009

Assu Campeão estadual de 2009 - Parte III

01 de Maio de 2015 - 06 Anos do Título do ASSU, o Camaleão do vale

 
 
 
Uma data para os Assuenses não esquecerem, 01 de Maio de 2009, O dia em que mais uma equipe do interior se tornou Campeã do Estado do Rio Grande do Norte de Futebol Profissional. Uma missão difícil, por isso são poucos os que conseguiram este feito, e apenas com sete anos de fundada, apenas o ASSU, O nosso Camaleão do Vale.
Imagens: Frankie Marcone

ASSU Campeão do RN de 2009 parte II - 01/05/2009

ASSU Campeão do RN de 2009 - Parte I

Fator casa! Mandantes venceram seis das últimas 10 decisões do Campeonato Potiguar

ABC e América decidem Estadual no Frasqueirão (Foto: Wellington Rocha)
ABC e América decidem Estadual no Frasqueirão
(Foto: Wellington Rocha)
Após empatar por 1 a 1 na Arena das Dunas, ABC e América irão decidir o título do Campeonato Potiguar 2015 no estádio Frasqueirão no sábado (2), às 16h. E se for levado em consideração o retrospecto das últimas 10 finais, o abecedista irá mais confiante ao importante compromisso. Desde 2005, os mandantes conquistaram o título do Estadual em seis oportunidades (2014, 2011, 2010, 2008, 2006 e 2005) e deixaram escapar a taça apenas três vezes (2013, 2012, 2009 e 2007). O detalhe curioso é que entre os visitantes que ‘aprontaram’ na decisão está o América, justamente no estádio Frasqueirão, palco da final do sábado. Na ocasião o Alvirrubro venceu por 2 a 0 em 2012 e conquistou o certame. Além dele, o Potiguar de Mossoró ficou a taça em 2013 como visitante ao empatar em 1 a 1 com o Alvirrubro de Natal no Barrettão, o ASSU perdeu para o Potyguar de Currais Novos por 2 a 1, mas ficou com o título por ter vencido no Edgarzão por 4 a 1 e o ABC em 2007 com a goleada por 5 a 2 sobre o rival rubro. Apesar de o jogo ser no Frasqueirão, o mandante era o América.
Figura carimbada
Desde a sua construção, o Frasqueirão irá receber a sua sexta final de Campeonato Estadual. Além de 2015, o estádio recebeu a final de 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012. ABC, América, Santa Cruz, Corintians de Caicó e Potiguar de Mossoró já utilizaram o gramado em uma decisão de certame, mas apenas os dois principais clubes potiguares conseguiram o título no local.
Confira as últimas 10 decisões
2014: América 0 x 0 Globo – Arena das Dunas
2013: América 1 x 1 Potiguar – Barrettão
2012: ABC 0 x 2 América – Frasqueirão
2011: ABC 3 x 1 Santa Cruz – Frasqueirão
2010: ABC 1 x 2 Corintians de Caicó – Frasqueirão
2009: Potyguar 2 x 1 ASSU – Marizão
2008: ABC 2 x 2 Potiguar – Frasqueirão
2007: América 2 x 5 ABC – Frasqueirão
2006: Baraúnas 0 x 0 Potiguar – Nogueirão
2005: ABC 2 x 1 América – Machadão
Fonte: Miguel Medeiros/Portal no Ar

Despesas de arbitragem na Série D serão pagas pela CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site oficial que bancará as despesas relativas a arbitragem do Campeonato Brasileiro da Série D em 2015. Segundo a entidade, serão 100 oficiais de arbitragem que participarão dos jogos por semana. Na reunião que definiu a medida, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, André Pitta Pires, assegura que o pagamento dos árbitros por parte da Confederação será de fundamental importância para os clubes participantes. A Série D do Brasileirão será disputada por 40 clubes, entre os dias 12 de julho e 15 de novembro. O Globo será o único representante do Rio Grande do Norte. A CBF informa que os grupos e a tabela da competição serão divulgados nos próximos dias.
Edinaldo Moreno/F9.net.br

Depois de 19 anos de gestão, Clóvis deixa FNFS

"Devemos saber o momento certo de sair, para que outros venham e, com eles novas ideias e novos projetos, que possam levar o futsal do Rio Grande do Norte ao lugar de destaque no cenário brasileiro. A nossa federação é pequena, isso é fato. Mas, durante toda minha gestão a FNFS sempre foi vista com bons olhos pela confederação da modalidade. Por isso, não tenho dúvida de que meu sucessor vai fazer um grande trabalho à frente da entidade, capaz dela continuar com a mesma credibilidade".  As palavras são de Clóvis Gomes da Costa Filho, ao renunciar a presidência da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, depois de 19 anos de gestão. O encontro com os dirigentes de clubes filiados ocorreu às 20h, dessa quinta-feira, 30, na sala de reunião da federação, localizada no ginásio Nélio Dias, zona norte de Natal. Entre outros, se fizeram presentes representantes das cidades de Macau, Alto do Rodrigues e Taipu. De Natal, apenas dois: Ricardo "Canjica", pela AABB e Alison Lene, pela SEA - Sociedade Esportiva Alecrinense. Participaram também o diretor técnico e o secretário da FNFS, Carmésio Carlos Cabral e Inaldo Costa, respectivamente. Durante seu discurso de despedida, Clóvis Gomes fez alguns agradecimentos, falou sobre sua vida no futsal com atleta, iniciada em 1970, assim como dirigente, a partir de 1977. "São 45 anos dentro futsal, como atleta e depois como dirigente. O detalhe é que, como gestor, nunca fui rejeitado por um clube sequer. Isso mostra o trabalho que fiz por esse esporte", disse Clóvis, acrescentando que, ontem mesmo, recebeu convite do presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Marcos Madeira, para ocupar um cargo na mentora maior do futsal nacional. Lopo após a renúncia de Clóvis, o cargo da entidade foi preenchido pelo vice-presidente, Hideraldo Bezerra dos Santos, que prometeu muito trabalho em prol do futsal norte-rio-grandense. Ele é professor da UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e reside em Mossoró.
Fonte: Futebol Amador/FNFS

Cruzeiro/Assunet será representado por atletas do TTE no Campeonato Brasileiro Interclubes

Paulo Ricardo, Bruna Beatriz, Nívia Barros e Clécia Albaono são os atletas do Team Taekwondo Escola (TTE) de Assú participarão neste final de semana do sexto Campeonato Brasileiro Interclubes, que acontecerá na cidade de São José no estado de Santa Catarina, valerá 10 pontos no ranking nacional e contará com a participação de atletas faixas pretas e coloridas conforme notícia postada no site oficial da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
 O técnico da equipe assuense Fábio Lourenço da Silva informou que a equipe estará defendendo as cores do Cruzeiro/ Assunet. “Desde o ano passado que temos essa parceria com o Cruzeiro/Assunet, e mais uma vez estaremos representando seu nome no Campeonato Brasileiro Interclubes. Um atleta será patrocinado pelo Cruzeiro/Assunet. Esperamos com esses atletas que estão entre os melhores da cidade termos êxito nessa competição” disse o treinador. Além do Cruzeiro/ Net a equipe conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Assú e da Rede Ideal de Supermercados que patrocinaram as passagens para a viagem da delegação. Mais informações sobre o Taekwondo assuense estão em www.tkdescola.com.br.

Assessoria de imprensa – AAT/FSA.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

CAMALEÃO: SAI DAILSON MACHADO ENTRA CHICO LAVOISIER

Na noite de ontem(29/04) nas dependências do Educandário Nossa Senhora das Vitórias – ENSV, a diretoria do Camaleão do Vale, juntamente com torcedores, sócios fundadores, o secretário Municipal de Juventude, Esportes Eventos e Turismo, Francisco Lavoisier, o Coordenador da secretaria Gilson Sergipano, e um representante da Rádio Princesa do Vale, se reuniram para definir o futuro da Associação Sportiva Sociedade Unida – ASSU. No início da reunião o atual presidente DAILSON MACHADO fez uma explanação do trabalho realizado desde quando assumiu a Liga Açuense de Desportos, dizendo que sempre teve todo cuidado não só com a liga, mais também com o Clube, e que quando ficou a frente do Camaleão do Vale pela primeira vez, e também quando voltou assumir a equipe em 2013 porquê não havia ninguém para assumir, foi assim de maneira transparente, e com prudência; E desde o ano de 2014 que havia dito que quando aparecesse um grupo que quisesse estar a frente do Clube; Ele entregaria sem problema algum, sem rancor e de forma natural; E agora com a chegado do vereador licenciado Francisco Lavoisier que confirmou que deseja assumir esse desafio, acaba o circulo de DAILSON a frente do Camaleão, porquê o mesmo disse que não tem mais pretensão de voltar a ser presidente do Assu. Só se for necessário, mas dificilmente voltará. Para DAILSON, LAVOISIER está assumindo em um bom momento porquê o mesmo tem a confiança do Prefeito IVAN JÚNIOR, foi um desejo do Prefeito que CHICO LAVOISIER pudesse estar a frete do Camaleão, até porquê Ele LAVOISIER está na secretaria de esportes, o que abre muitos caminhos para viabilizar os meios para enfrentar os desafios que vão surgir. Disse ainda que estar deixando o clube com material suficiente, e todo organizado para que a nova diretoria comece os trabalhos com mais tranquilidade, adiantou ainda que cumpriu com sua missão junto ao time do ASSU, mas, vai continuar dando a sua contribuição agora como Vice-Presidente da Federação Norte Rio-grandense - FNF para que o ASSU possa ter a alegria de voltar a primeira divisão do Campeonato Estadual em 2016, porque essa é a melhor forma de divulgar o nome do Município para todo País. DAILSON, finaliza agradecendo a todos da diretoria, as pessoas que confiaram em seu trabalho, aos amigos, e principalmente a RÁDIO PRINCESA DO VALE, e que a próxima semana vai fazer a carta de renúncia e convocar a eleição, abrindo espaço para que Chico LAVOISIER possa registar a chapa e será feito o processo de eleição de maneira natural.
TEXTO E IMAGEM: JOTA SANTOS.

Gaúcho apita decisão centenária entre ABC e América no Frasqueirão

O gaúcho Anderson Daronco, da Fifa-RS, será o árbitro da decisão do Campeonato Potiguar neste sábado (02), no estádio Frasqueirão, entre ABC e América. O mediador disciplinar do confronto foi confirmado nesta quinta-feira (30).
Anderson Daronco apita clássico deste sábado na decisão do Estadual (Foto: Wellington Rocha)
Anderson Daronco apita clássico deste sábado
(Foto: Wellington Rocha)
O anúncio da escala de arbitragem foi feito pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Daronco foi o árbitro na vitória do ABC sobre o Cruzeiro, em Natal, no ano passado, quando o Alvinegro bateu o time de Minas Gerais por 3 a 2, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O time potiguar acabou eliminado no saldo das partidas. Com a divulgação da escala, também foram confirmados os assistentes para o confronto, ambos do Rio Grande do Norte, mas pertencentes ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Izac Márcio da Silva Oliveira e Aldeilma Luzia da Silva. A partida histórica entre ABC e América acontece neste sábado, a partir das 16 horas. Em função do empate na primeira partida, que também teve arbitragem Fifa, a equipe vencedora no tempo normal ficará com a taça de campeão Potiguar. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.
Fonte: Portal no Ar

Fora das quatro linhas, decisão no RN tem treinadores de estilos distintos


Roberto Fernandes - técnico do América-RN (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Fernandes não viu o lance do pênalti perdido(Foto:Augusto Gomes/GE.com)

O encontro entre ABC e América-RN na decisão do Campeonato Potiguar deste ano marca um duelo de personalidades fora das quatro linhas. De um lado, o técnico linha dura do Alvirrubro. Do outro, o carioca boa praça do Alvinegro. Roberto Fernandes e Josué Teixeira têm estilos completamente diferentes, mas contam com o respeito dos torcedores, cada um ao seu jeito. O treinador americano é explosivo, esbraveja bastante, participa muito durante os jogos. Eu escuto a bronca dele, o assovio, a gente escuta tudo! É muito próximo - disse Josué Teixeira. No primeiro jogo da final do estadual, Roberto esteve tão nervoso que chegou a discutir levemente com os próprios torcedores alvirrubros, que reclamavam do pênalti perdido pelo atacante Max. O técnico deu as costas na hora da cobrança e chegou a dizer que pediu ao camisa 9 que mudasse a maneira de bater.  Fui eu quem bati? O cara é o artilheiro do time! - gritou o treinador em direção às cadeiras atrás do banco de reservas. Bem mais tranquilo que o adversário, Josué Teixeira pouco se altera durante as partidas. No primeiro clássico da decisão, porém, foi provocado pela torcida rival e respondeu com gesto provocativo, pedindo mais vaias. São estilos diferentes. Isso que é gostoso. No futebol, não existe uma regra única. Cada um tem a sua forma de trabalhar - conta Roberto Fernandes. Ao contrário de Fernandes, o abecedista nunca foi muito de esconder o jogo, mas causou surpresa a todos quando entrou com três volantes no lugar dos costumeiros três atacantes no jogo de quarta-feira. O sistema diferente não funcionou, entretanto o treinador não considerou um erro mudar a equipe de uma hora para outra. Não considero um um erro ter usado três volantes. O América-RN veio com três meias e eu só ia ter dois homens para fazer o combate - justificou Josué.  Fã de rock progressivo e de um bom samba de raiz, o "bravo" Roberto Fernandes considera parte dessa história de ser durão como uma espécie de lenda urbana. Tem muito folclore. Você precisa ter equilíbrio nas duas coisas. Os atletas que trabalham e convivem comigo sabem que eu sei distinguir o momento de relaxamento, o momento da brincadeira, da descontração. Agora, no trabalho a intensidade tem que ser máxima. O comprometimento e a disciplina têm que ser máximos - sintetiza. No dia a dia, o "tranquilão" Josué Teixeira ganha a todos com a simplicidade e a forma carinhosa com que trata os funcionários do clube.
Josué Teixeira - técnico do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Josué toma cafezinho com o funcionário que cuida do gramado do Frasqueirão (Foto: Carlos Cruz)
Eu vejo importância realmente em todos os funcionários. Um clube para dar certo tem que estar tudo funcionando bem. O ambiente nosso tem que ser muito bom. As pessoas têm que sentir prazer de trabalhar com a gente. A minha vaidade é, estando em um cargo realmente importante no ABC, fazer um grande trabalho. Para chegar a um resultado final com vitória, com um ambiente bom, tudo isso tem que passar pelo relacionamento. Quando saí do Macaé, as tias da cozinha choravam porque eu estava indo embora - lembra. Esse traço da personalidade de Josué ficou ainda mais claro quando o capitão do time alvinegro, Leandro Amaro, foi indagado sobre o treinador após a conquista do segundo turno do Campeonato Potiguar. Ele ganhou a gente para ele. Ele não é nosso treinador, é um pai para a gente - frisou Amaro. Embora no campo de jogo sejam antagônicos, os dois são grandes admiradores das artes. Após os trabalhos desenvolvidos no Piauí e no Maranhão, Josué tornou-se um apreciador da cultura e, principalmente, da música nordestina. Eu sou um carioca que não gosta muito de pagode, não. Eu gosto muito de forró e de sertanejo. Eu falava, quando estava no Macaé recentemente, que tinha que voltar para o Nordeste porque eu gosto muito do clima, do povo e da forma como eles vivem. Eu gosto muito do Nordeste e ouvir um forrozinho ou sertanejo é sempre muito bom - brinca. RF é cinéfilo. O vício em filmes o fez montar um cinema dentro da própria casa. Eu sou cinéfilo. Adoro o cinema. Achei muito legal essa repaginação dos cinemas, com salas mais confortáveis. Às vezes, por conta da profissão, você não consegue ir para o cinema. Então, não abro mão de ter o meu cinema em casa. Mesmo com toda a correria, pelo menos duas ou três vezes na semana, eu assisto filme. Adoro cinema, adoro teatro e amo música. Das sete artes, cinema, teatro e música são coisas que me fascinam. No meu momento de lazer, quando não consigo ir à praia, eu assisto a muitos filmes - revela. Adepto de frases de efeito, o treinador do Mecão também conta que a leitura faz parte do seu dia a dia. Tem um monte de frases que eu gosto, mas eu fico com: 'Pior do que a tristeza da derrota é a vergonha de não ter lutado'. Essa frase é do brasileiro, tem que representar o brasileiro, porque o brasileiro, por si só, é um batalhador. É muita dificuldade, é muita discrepância social, financeira. Essa frase sintetiza muito o brasileiro e é de um brasileiro - comenta. Josué também é fã dos livros e conta que sua principal leitura é sobre liderança, mas, como a maioria dos cariocas, não dispensa uma visita à praia. Quando não estou no clube, estou em casa estudando ou lendo um livro. Gosto de ler muitos livros sobre liderança. Sempre que possível, a gente está fazendo uma leitura. Às vezes, a gente vai pegar uma praia. Já fui em Ponta Negra, já conheci outras praias como Búzios, e aquelas outras que têm um monte de nome difícil que eu não consegui gravar ainda, mas a gente espera, na sequência, poder conhecer tudo - fala. Para embalar as vitórias, os treinadores escolhem suas canções favoritas: Tem uma música que o Frank Sinatra gravou que é 'My way' (ouça aqui). Eu acho que é uma música fantástica. Diz exatamente vários sentimentos, várias coisas que bate muito com aquilo que eu acredito, com aquilo que eu penso. Essa é uma música de referência para mim - descreve Josué. Roberto elege um samba do grupo Revelação para combinar com as histórias que o futebol lhe proporcionou e não esquece também da música de sua terra natal. Talvez, 'Tá Escrito', do Revelação (ouça aqui). É uma música que tem uma letra muito bonita. Tem também um frevo pernambucano chamado 'Madeira que cupim não rói' (ouça aqui), que também é muito legal. Fala disso, de pessoas guerreiras, de batalhadores, pessoas que não esmorecem na dificuldade e  que crescem na adversidade - conclui. O confronto de personalidades à beira do gramado volta a acontecer no sábado, às 16h, no Estádio Frasqueirão. O primeiro jogo terminou empatado 1 a 1. Em caso de novo empate, a decisão vai para os pênaltis. A vitória dá o título de maneira direta ao time que for superior no confronto.
Por Natal

LAD - Competição Infantil 2015 - Arbitragem

PORTARIA Nº 012/2015
O Presidente da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições, determina a seguinte escala de árbitros para as partidas da 6ª rodada do 9º Campeonato Assuense de Futebol Infantil 2015.

Dia 02/05/2015 – Sab - 15h -  Metal Clube x Palmeiras
Árbitro
Michelon Luis Araujo de Souza
Assistente 1
Jucimário Fernandes
Assistente 2
Valdeni Santana Custódio
Delegado
Francisco Gelson de Macedo
Representante
Kleudson Barros Julião Cavalcante

Dia 02/05/2015 – Sáb – 16h30m - Corinthians x Nova Esperança
Árbitro
Jucimário Fernandes
Assistente 1
Valdeni Santana Custódio
Assistente 2
Michelon Luis Araujo de Souza
Delegado
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante
Francisco Gelson de Macedo
  Assú - RN, 29 de abril de 2015.

Francisco das chagas Soares
Presidente

 

Boaventura ressalta superação do América-RN e confia em título na final


América-RN x ABC - Flávio Boaventura, zagueiro do América-RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Flávio Boaventura acredita em decisão difícil no Frasqueirão(Foto: Jocaff Souza)

O empate em 1 a 1 na primeira partida da final do Campeonato Potiguar, entre América-RN e ABC, acabou sendo de bom tamanho para o zagueiro Flávio Boaventura. O defensor considera que a equipe americana suportou bem a pressão adversária, já que estava com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo. O resultado deixa o próximo jogo, marcado para o sábado, às 16h, no Frasqueirão, ainda mais emocionante.  Para Boaventura, a campanha do adversário, que chegou à final com uma série invicta de 16 jogos sem perder, não é garantia de título estadual ao Alvinegro. O resultado deixa em aberto o duelo pelo título, que de acordo com o jogador, vai ser "mais gostoso" em caso de vitória. Ficou um pouco complicado para as duas equipes, mas quanto mais difícil, mais gostoso. Para mim, jogando na casa deles, é o essencial. Não tem motivo melhor do que sermos campeões lá (no Frasqueirão) - analisa Flávio Boaventura. Apesar da superação de jogar com um homem a menos e ter vários atletas com cãibras no final da partida, o zagueiro achou o resultado justo na Arena das Dunas. Boaventura confessou que o gol de Reginaldo, que deu o empate ao ABC, tocou no seu pé antes de entrar e tirou o goleiro Busatto do lance. Mesmo assim, contou que a partida foi equilibrada. Acho injusto, pelo primeiro tempo que fizemos. Mas pelo segundo tempo, jogando com um jogador a menos, foi um resultado normal, até porque nós seguramos bem a pressão do ABC e, num vacilo nosso da defesa, uma bola que sobrou para o menino lá (Reginaldo), ele bateu cruzado e a bola ainda bateu em mim e entrou. Mesmo com um jogador a menos, nós jogamos de igual para igual contra o ABC. Agora, é erguer a cabeça e jogar lá (Frasqueirão) da mesma forma - completou.

Decisão no Frasqueirão
Vice-campeão estadual em 2012 com o ABC, Flávio Boaventura tem a chance de fazer uma nova história e conquistar o título para o América-RN, justamente contra o seu ex-time. O defensor considera que o Alvirrubro é o "melhor do estado", mesmo sem ainda ter conquistado o troféu de campeão. Me motiva por ser final. A gente sabe da nossa qualidade. Sem dúvida, a nossa equipe é a melhor do estado, até porque nós vínhamos jogando outra competição e eles (ABC) só vinham com uma e falando que estão invictos, sem tomar gol, mas estavam apenas com o estadual. Então, a melhor equipe do estado é a nossa e a gente vai ser campeão lá dentro (Frasqueirão) - dispara.
Por Natal

Volante do ABC admite erro em lance de pênalti e diz que empate foi justo


Rafael Miranda - volante do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Rafael Miranda foi titular do ABC no primeiro jogo(Foto: Augusto Gomes/GE.com)

Chiclete ou Wellington Bruno? Esta era a dúvida que o técnico Josué Teixeira, do ABC, dizia ter antes do primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar. Entretanto, para o duelo contra o América-RN na Arena das Dunas, a opção do treinador acabou sendo por Rafael Miranda, passando a jogar com três volantes, ao invés de três atacantes. Apesar da surpresa causada a todos quando a escalação foi divulgada, o volante revelou que a formação foi trabalhada durante a semana pré-clássico. Havíamos, sim, conversado e também treinado um pouco essa formação. A gente tentou surpreender de certa forma o América-RN. No primeiro tempo não deu certo, mas no segundo voltamos melhor e, com um jogador a mais, conseguimos imprimir um bom ritmo de jogo - contou. O jogador considerou que o empate por 1 a 1 foi o mais justo pelas circunstâncias da partida e admitiu ter errado no lance que resultou no pênalti. Ele acabou perdendo a bola e, na sequência, viu Mael cometer a falta em Álvaro dentro da área. Para sorte dele, Saulo defendeu a cobrança de Max. Com relação ao lance do pênalti, eu errei. Dominei a bola e era uma bola que eu tinha que ter chutado para a frente. Talvez foi o excesso de confiança, mas o Saulo me ajudou e ajudou a equipe. Em relação ao jogo, foi um jogo de dois tempos distintos. No primeiro tempo, o América-RN poderia ter decidido a final, vamos dizer assim. No segundo, a gente, com mais volume de jogo, poderia ter feito 2 a 1 ou 3 a 1 e ter decidido a final. Pelos tempos distintos, acho que o resultado foi justo. No jogo que vem está tudo aberto - comentou. O segundo duelo entre ABC e América-RN será neste sábado, às 16h, no Estádio Frasqueirão. Quem vencer o clássico fica com o título. Se houver um novo empate, a decisão será nos pênaltis.
Por Natal

Técnico do ABC lamenta ‘falta de atitude’ após empate

O ABC perdeu os 100% de aproveitamento desde a chegada do técnico Josué Teixeira após o empate por 1 a 1 com o América pela primeira partida da decisão do título de campeão estadual.  Para o treinador, a falta de atitude da equipe na etapa inicial de jogo comprometeu.
Josué Teixeira não ficou satisfeito com o rendimento do 1º tempo (Foto: Wellington Rocha)
Josué Teixeira não ficou satisfeito com o rendimento do 1º tempo (Foto: Wellington Rocha)
De acordo com Teixeira, a postura do rival somada a de sua própria equipe resultaram na derrota parcial nos 45 minutos iniciais. “Jogo difícil, diferencial foi o comportamento do primeiro tempo. O América veio, disputou todas as bolas, disputou a competição para ganhar o título e nós não. Sabem que não disputaram, viemos muito acomodados no primeiro tempo”, avaliou. O comandante abecedista, que ainda não havia visto seu time sair atrás no placar, admite que o rendimento abaixo dos jogos anteriores da equipe teria sido motivado por um relaxamento em função da sequência positiva da equipe que ainda não havia sequer empatado sob seu comando. Em relação à surpresa que trouxe a campo com a saída do meia atacante Chiclete para a entrada do volante Rafael Miranda e a consequente passagem da formação da equipe de três atacantes para três volantes, Teixeira voltou a dizer que o impacto na produtividade em campo teria sido pela postura da equipe, não pela mudança no esquema tático. “O erro foi de atitude. O América veio para competir e nós não.  Não é o número de volantes ou de zagueiros, é a atitude. Não ficar passivo, ficamos muito passivos esperando. As mudanças que fizemos eram a que tinham que ser feitas”, afirmou o comandante que prometeu mudar a equipe para a partida de volta. ABC e América se reencontram para a decisão do Campeonato Potiguar no próximo sábado (02), às 16 horas, no estádio Frasqueirão. O vencedor fica com o título de campeão. Em caso de empate, a partida será decidida nos pênaltis.
Por Bruno Araújo/Portal no Ar

Técnico do América-RN lamenta pênalti perdido por Max: "Eu avisei"

O América-RN vencia por 1 a 0, embalado pela vibração da torcida, e, nos acréscimos do primeiro tempo, teve a chance de ampliar em cobrança de pênalti. Max, artilheiro rubro na temporada, já havia marcado o gol da equipe no clássico e assumiu a responsabilidade de cobrar mais uma vez. O problema é que do outro lado estava Saulo, que foi feliz de novo e fez a defesa - já havia segurado no duelo válido pelo segundo turno. O técnico Roberto Fernandes, à beira do gramado, comemorou bastante a marcação da penalidade, mas preferiu não ver o chute. Esperou a reação dos torcedores e se viu frustrado. O segundo gol mudaria a história do jogo.
Roberto Fernandes - técnico do América-RN (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
Roberto Fernandes não viu a cobrança de pênalti de Max
e aguardou reação da torcida (Foto: Augusto Gomes)
Max é o nosso cobrador oficial. Em todos os pênaltis que ele estiver em campo, ele vai cobrar. No treino de ontem (terça-feira), ele voltou a bater daquela forma. Eu avisei: 'Se você bater desta forma, você vai perder de novo porque a envergadura do Saulo é muito grande'. Aconteceu. Isto não vai apagar tudo que ele fez. Até 10 dias atrás ele era o artilheiro do Brasil. Antes ele era o camisa 9 da seleção brasileira, e agora não presta para jogar na várzea? Tem que ter o equilíbrio. O mérito foi de Saulo - declarou Roberto Fernandes. O treinador americano reforçou que continuará dando confiança ao "Homem de Pedra" e não pensa em mudar o cobrador. Por outro lado, ele destacou que o jogador precisa aprimorar mais este tipo de situação. Roberto lembrou também que a decisão do título estadual pode acontecer nos pênaltis se houver um novo empate no sábado, no Frasqueirão. Quem mais treina é o Max. Eu vou fazer uma alusão ao filme 'Tropa de Elite'. Se ele não tiver confiança, "pede pra sair". Ele tem que se esforçar mais e buscar subterfúgio para superar Saulo se houver outra oportunidade. E um detalhe: a decisão pode terminar em pênaltis.
Por Natal

América-RN 1 x 1 ABC, Melhores Momentos - 1ª Final Potiguar 29/04/2015

América e ABC empatam na primeira partida da final do Estadual

Equilibrada. Assim foi a primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar na noite desta quarta-feira (29), na Arena das Dunas. América e ABC ficaram no empate por 1 a 1. Max abriu o placar para os rubros, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Reginaldo empatou para o Alvinegro aos 39 minutos da etapa complementar.

Max comemora gol que abriu placar na Arena das Dunas (Foto: Wellington Rocha)
Max comemora gol que abriu placar na Arena das Dunas
(Foto: Wellington Rocha)

A segunda parte da finalíssima acontece no sábado (2), às 16h, no estádio Frasqueirão. Quem vencer fica com o título. Novo empate leva a disputa para as penalidades. A equipe americana busca do bicampeonato, enquanto a abecedista tenta o título depois de quatro anos.
Alvirrubro na vantagem
A partida começou truncada na Arena das Dunas, mas aos poucos o América foi se acertando e passou a ter a posse bola. Apesar disso, foi o ABC que teve a primeira chance de abrir o placar, aos 7 minutos. Erivelton invadiu a área e bateu forte, Busatto pulou para mandar pela linha de fundo. O lance acordou os rubros, que responderam aos 12 minutos. Álvaro cruzou na medida para Max, mas o atacante cabeceou para fora. Aos 14 minutos, Lima cobrou falta pela esquerda, Max tentou cortar, mas jogou contra seu patrimônio. Apesar do lance, o Alvirrubro seguiu melhor em campo e com mais presença ofensiva. Aos 19, o camisa 109 teve nova chance de marcar. Após falha de Suéliton, ele ficou com a bola e chutou firme, Saulo fez grande defesa. Explorando o jogo aéreo com os laterais, o time americano chegou ao ataque, mas parou na defesa alvinegra. Mas, aos 26 minutos, a pressão deu resultado. Max recebeu lançamento nas costas da defesa, invadiu a área e tocou na saída de Saulo para abrir o placar: 1 a 0.

Jogadores comemoram ao lado do lateral Reginaldo, autor do gol de empate (Foto: Wellington Rocha)
Jogadores comemoram ao lado do lateral Reginaldo, 
autor do gol de empate (Foto: Wellington Rocha)

Sem conseguir produzir ofensivamente, o ABC ainda perdeu o zagueiro Leandro Amaro, lesionado, aos 35 minutos. Mael entrou em seu lugar. Pelo lado do América, a baixa foi o volante Maguinho, que recebeu dois cartões amarelos, aos 37 e aos 40 minutos, e foi expulso. Antes do término do primeiro tempo, o Alvirrubro ainda teve duas boas oportunidades de ampliar a vantagem. Aos 45 minutos, Cascata bateu colocado e carimbou a trave. Na sobra, Max tentou e a zaga afastou. Aos 47 minutos, Álvaro invadiu a área e foi derrubado por Mael, o árbitro assinalou a penalidade. Max foi para a cobrança e o goleiro Saulo defendeu, garantindo a desvantagem mínima.
Igualdade alvinegra
Na volta do intervalo, os técnicos fizeram mudanças nas equipes. No América, Cascata deu lugar a Tiago Dutra. No ABC, Bruno Luiz entrou no lugar de Michel. A alteração deixou o Alvinegro com mais presença ofensiva. Aos 6 minutos, Kayke cobrou falta e Busatto deu um tapa para salvar. Na sequência, Fábio Bahia arriscou de longe e mandou perto da trave. Após os lances, o jogo caiu de produção e ficou truncado, com muitas faltas cometidas pelos os dois times. Com a vantagem, o América se fechou e passou a explorar os contra-ataques com Adriano Pardal, que entrou no lugar de Thiago Potiguar, mas sem sucesso. Com dificuldades para chegar ao ataque, o ABC viu o rival quase marcar o segundo gol. Aos 26 minutos, Pardal se livrou da marcação e bateu firme, Saulo defendeu. Antes, o técnico Josué Teixeira havia sacado Kayke e em seu lugar colocou Wellington Bruno. Aos 31 minutos, o Alvinegro voltou a chegar com perigo. Fabinho Alves recebeu na área, se livrou do marcador e chutou forte. Busatto fez boa defesa e mandou para escanteio. A pressão continuou. Aos 37, Reginaldo avançou pela direita e cruzou rasteiro, Flávio Boaventura salvou. Aos 39 minutos, a insistência abecedista foi premiada. Wellington Bruno levou pelo meio e rolou para Reginaldo bater cruzado, a bola desviou na zaga rubra e “matou” o goleiro Busatto. Com o empate, o Alvinegro foi em busca da virada. Aos 40, Wellington Bruno arriscou e mandou perto da trave. Antes do término do jogo, a equipe abecedista quase virou. Aos 45 minutos, após cruzamento da direita, Erivelton desviou e Busatto salvou. No último lance, em cobrança de escanteio, bate rebate na defesa americana, que afastou o perigo e segurar o 1 a 1 no placar.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Arena das Dunas recebe Prêmio Craque Potiguar na segunda-feira

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou nesta quarta-feira a realização da quarta edição do Prêmio Craque Potiguar. O evento será realizado na próxima segunda-feira, dois dias após a decisão do estadual, na zona mista da Arena das Dunas, a partir das 19h. O evento marca a escolha dos melhores jogadores da competição, e destaques nas categorias Craque, Artilheiro, Revelação, Melhor Dirigente, Melhor Treinador e Melhor Árbitro. A eleição será feita por representantes da imprensa esportiva potiguar.
Musa do Futebol Potiguar
Além da premiação dos destaques do estadual, a festa também terá a escolha da nova musa do futebol potiguar. As representantes dos 10 clubes farão um desfile no local. Serão três finalistas, duas delas escolhidas pelos jurados durante o evento e uma que chega com vaga garantida pela votação que acontece até o próximo domingo, no site da FNF. A vencedora fatura prêmio de R$ 3.000.
Candidatas à musa do Futebol Potiguar foram apresentadas na Arena das Dunas (Foto: Wendell Jefferson) 
Duas das três finalistas ao prêmio de musa do futebol
potiguar serão escolhidas (Foto: Wendell Jefferson)
Por Natal

Encontro debate o futebol potiguar e homenageia centenário de clubes

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro de Futebol do Rio Grande do Norte, que será realizado no próximo dia 9 de maio, na UNI-RN, em Natal. O evento marca o encerramento da primeira turma de pós-graduação em Metodologia do Futebol da instituição e tem como tema "O centenário de ABC, América e Alecrim". O objetivo é homenagear os três maiores clubes do estado pelos 100 anos de história, mas também expandir o debate acerca do futebol potiguar. O professor Ferdinando Teixeira, ex-treinador das três equipes, fará a palestra de abertura do encontro. Haverá ainda uma mesa com a participação dos técnicos Josué Teixeira, Roberto Fernandes e Anthoni Santoro. Na oportunidade, os presidentes ABC, América e Alecrim receberão placas comemorativas em alusão ao centenário. As inscrições para o 1º Encontro de Futebol de Rio Grande do Norte podem ser feitas pelo site http://eventos.unirn.edu.br. Alunos da UNI-RN pagam R$ 30, enquanto a taxa para o público externo é de R$ 60. Todos os participantes do evento receberão certificados com carga horária de 10 horas.
Josué Teixeira - Anthoni Santoro - Roberto Fernandes (Foto: Editoria de Arte) 
Josué Teixeira, Anthoni Santoro e Roberto Fernandes
participam de debate em Natal (Foto: Editoria de Arte)
Confira a programação:
9h - Apresentação do evento e entrega de placas comemorativas aos presidentes de ABC, América e Alecrim, Rubens Guilherme Dantas, Gustavo Carvalho e Washington Fernandes, respectivamente.
9h10 - Palestra de abertura: O centenário de ABC, América e Alecrim
Palestrante: Ferdinando Teixeira
10h10 - 1ª Mesa: O técnico de futebol no Rio Grande do Norte
Participação dos treinadores Josué Teixeira (ABC), Roberto Fernandes (América) e Anthoni Santoro (Alecrim). Mediador: João Roberto Liparotti (UFRN).
11h30 - 2ª Mesa: A evolução do treinamento físico no futebol do Rio Grande do Norte
Participação dos preparadores físicos Flávio Paiva (ABC), Rogério Juidecce (América) e Gilberto "Betinho" Lima. Mediador: Ranielle Ribeiro (ABC).
13h30 - 3ª Mesa: Aspectos atuais do treinamento de goleiros
Participação dos treinadores de goleiros Ubiratan Melo (ABC), Rodrigo Gomes (América) e Henrique Siqueira (Santa Cruz-RN). Mediador: João Roberto Liparotti (UFRN).
14h40 - 4ª Mesa: O Papel da Imprensa Esportiva no Futebol do RN
Jornalistas Augusto César Gomes (GloboEsporte.com) e Rubens Lemos Filho (O Jornal de Hoje), e radialistas Frascisco Inácio (98 FM) e Marcos Lira (Rádio Globo Natal). Mediador: Tiago Menezes (Novo Jornal).
16h10 - 5ª Mesa: O perfil do atleta de futebol potiguar em diferentes épocas
Ex-jogadores Edson Gomes e Odilon Gomes, de ABC e Alecrim, respectivamente. Mediador: Danilo Menezes (ABC).
17h20 - Apresentação dos trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação em Metodologia do Futebol
Por Natal

Reunião hoje define o futuro do Camaleão

Uma reunião marcada para hoje(29/04) as 19:30h no auditório do Educandário Nossa Senhora das Vitórias define o futuro do Camaleão do Vale para 2015. O atual presidente do clube, Dailson Machado e sua diretoria através de nota emitida nas redes sociais, está convocando todos que tenham interesse em saber de como está a situação do clube que busca voltar a elite do futebol profissional do estado depois do rebaixamento do ano passado. Na oportunidade será apresentado a todos os presentes, um grupo de desportistas comandado pelo atual secretário de esportes do município, vereador licenciado Chico Lavoisier e que tem o desejo de assumir o controle do clube nesta tarefa de voltar a primeira divisão. A reunião é aberta a todos.

Por L. Filho

Decisão do Potiguar terá melhor ataque contra defesa menos vazada

ABC e América-RN começam a decidir nesta quarta-feira o título do Campeonato Potiguar 2015. A decisão marca o reencontro dos arquirrivais centenários numa final de estadual depois de três anos. O clássico também levará a campo o mais eficiente ataque da competição, com 37 gols marcados pelo Mecão, contra a defesa menos vazada, a do Alvinegro, que sofreu apenas sete gols. A primeira partida será na Arena das Dunas, com início às 19h45, e os ingressos já estão à venda.
Leandro Amaro e Max - ABC América-RN (Foto: Editoria de Arte/Fabiano de Oliveira) 
Leandro Amaro e Max voltam a se enfrentar na final
do Campeonato Potiguar (Foto: Editoria de Arte/Fabiano de Oliveira)

Após vencer o primeiro turno invicto e garantir uma vaga na final, o time comandado por Roberto Fernandes ainda ostenta o ataque mais positivo da competição. E essa marca foi construída com o apoio da sua torcida, já que em seus domínios o Alvirrubro marcou 65% dos gols. Como mandante, o América perdeu apenas um jogo, em 16 disputados - a única derrota foi justamente para o ABC, quando o rival comemorou o título do segundo turno com uma rodada de antecedência.  Quem puxa a fila dos goleadores do Mecão é o atacante Max, que marcou oito vezes e ocupa a vice-artilharia do campeonato. Outro que se destaca é o meia Daniel Costa, que tem cinco gols. O atacante Alfredo aproveitou algumas oportunidades de sair do banco de reservas e fez três gols ao longo da competição. Antes de se machucar, o meia Thiago Potiguar era titular na equipe e marcou dois - o mesmo número de gols feitos por Cascata. No quesito "melhor ataque", o ABC vem logo atrás, com 34 gols marcados. Mas quando se fala no setor defensivo, o Alvinegro leva a melhor. A defesa do Mais Querido sofreu apenas sete gols nos dois turnos do Potiguar - contra 11 sofridos pelo rival. O goleiro Saulo não foi vazado nenhuma vez no segundo turno, quando o ABC tomou só um gol, na última rodada, quando Gilvan jogou como titular no gol e Mael substituiu Leandro Amaro na zaga.
Tabela campanhas ABC x América-RN estadual 2015 (Foto: Editoria de arte)Comparação das campanhas de ABC e América-RN no Campeonato Potiguar 2015
(Foto: Editoria de arte)
Nos 16 jogos disputados, a equipe alvinegr foi vazada em cinco confrontos, mas ainda não perdeu e segue para a disputa do título estadual invicto na temporada. Além do "paredão" Saulo, dois dos responsáveis pelos bons números do ABC são os zagueiros Suéliton e Leandro Amaro, que atuaram juntos em praticamente todas as partidas, fechando a porta para os ataques adversários. Capitão do time e xerife da zaga, Amaro é também o vice-artilheiro do Alvinegro com cinco gols, atrás apenas para Kayke, que tem 12. América-RN e ABC fazem a primeira partida da final nesta quarta, na Arena das Dunas. O jogo da volta teve a data alterada e será no sábado, no Frasqueirão. De acordo com o regulamento do Campeonato Potiguar 2015, ocorrendo empate em pontos ganhos e saldo de gols entre as equipes nos dois jogos da decisão, o campeão estadual será definido nas cobranças de pênaltis.
Por Natal

Atualizando o resumo de jogos de ABC x América

Ao longo de mais de 20 anos, o pesquisador e estatístico Marcos Trindade, vem catalogando os resultados do clássico ABC x América. O clássico maior do Rio Grande do Norte, recentemente foi eleito o 6º maior da Região Nordeste, eleição feita pelo Site Verminosos por Futebol e que teve a participação de 23 jornalistas, radialistas e blogueiros do Nordeste e outros estados. Trindade, afirma que já conseguiu identificar 515 partidas entre ABC e América. Ele acha que algum jogo nos primórdios do futebol natalense possa ter escapado. O clássico ABC x América é disputado desde 1915.
Entre competições oficiais, torneios e amistosos, o resumo constante nos arquivos do pesquisador Marcos Trindade é o seguinte:
Total de jogos – 515
Vitórias do ABC – 179
Vitórias do América – 173
Diferença pro ABC – 06
Empates – 162
Jogos sem resultados – 01
Total de gols – 1.311
Gols do ABC – 681
Gols do América – 630
Saldo pro ABC – 51
Fonte: Marcos Trindade