O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 21 de janeiro de 2017

Treinadores de América-RN e ABC revelam preocupação com segurança

Nos últimos dias, uma rebelião no maior presídio do Rio Grande do Norte desencadeou uma onda de violência e de insegurança no Estado. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, absorveu todo o efetivo de policiamento, inclusive o de enfrentamento específico, para controlar o motim dos detentos (veja a cobertura completa no G1 RN). Fora dos muros, a população tenta seguir o dia a dia, mas preocupada com possíveis ataques de terrorismo. A apreensão também invadiu o mundo do futebol potiguar e, nesta sexta-feira, um impasse foi gerado para que o clássico entre América-RN e ABC, marcado para o próximo domingo, na Arena das Dunas, fosse adiado. Após um pedido da PM, a partida foi suspensa. Porém, com intervenção do governador Robinson Faria, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, o jogo foi mantido no calendário da competição estadual. Os dois clubes mantém a preparação para o jogo, mas por um momento, suspenderam os trabalhos em seus centros de treinamento. No ABC, Geninho pediu à assessoria que o informasse sobre possíveis alterações do jogo ainda durante o treino, ocorrido no Frasqueirão. Para o técnico, saber das mudanças possibilita uma readequação na logística do clube. O treinador reforçou que precisava saber se mantinha o planejamento de treino deste sábado, véspera do jogo e se inteirar da segurança interna da Arena das Dunas, local da partida.
ABC - Geninho, técnico (Foto: Allan Phablo)Geninho lamenta clima de insegurança no Rio Grande do Norte(Foto: Allan Phablo)
Eu acho que essa situação que estamos vivendo é preocupante, não só em relação a esse jogo. As coisas fugiram um pouco das penitenciárias e vieram para as ruas de Natal. Existem pessoas que não estão presas e fazem parte de alguma das facções criminosas. De repente, tem na torcida pessoas das duas facções. Essa é a preocupação da polícia. Eu acho que a polícia não quer mais problema, porque já está tendo dentro das penitenciárias e nas ruas da cidade. No jogo, vai ter que administrar entre as torcidas. É difícil - disse. Com a manutenção do Clássico Rei, Geninho torce para que as arquibancadas contrariem o clima da cidade e deem exemplo de cidadania. Eu espero que possamos dar um exemplo de cidadania e comportamento para que as coisas aconteçam da maneira normal, como devem ser. Eu espero que a torcida do ABC vá e apoie o time. Tenho uma preocupação, que é normal devido as circunstâncias, mas vamos torcer para que nada aconteça - completou o técnico alvinegro. No América-RN, Felipe Surian não soube do possível cancelamento da partida até o fim do treino, que foi fechado para a imprensa e a torcida nesta sexta, na Arena América. Segundo o técnico, caso haja o cancelamento, será feita uma reordenação no trabalho da equipe. A garantia de segurança dada pelo Governo do Estado à FNF tranquiliza o treinador, que demonstra confiança na decisão. A gente nem ficou sabendo dessas mudanças durante o treino. Seguimos uma programação a qual tínhamos estabelecido. Mas, caso haja mudanças, nós acatamos as orientações que vem da Federação. O Rio Grande do Norte passa por um momento difícil em questão de segurança, mas eu tenho certeza que o governo vai escolher a melhor forma para lidar com isso - contou.
Felipe Surian técnico do América-Rn (Foto: Canindé Pereira/Divulgação) 
Felipe Surian soube do impasse para o Clássico Rei após o treino desta sexta
(Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
"Jogo da paz"
Para o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, a garantia de segurança dada pelo governador Robinson Faria proporciona a convocação dos torcedores dos dois times para o que haja o "jogo da paz" na Arena das Dunas. Estou feliz, contente, porque o grande resultado do jogo, o vencedor é a cidadania. O povo não pode se submeter e ficar refém a esses bandidos e colocando em polvorosa a população. A FNF compreende a cautela que tem a Polícia Militar, em favor do cidadão. Passada essa situação, é contornar o torcedor e esperamos o público no estádio. Quero convocar o torcedor para o jogo do paz e dar uma demonstração de força, abraçando à PM, apoiando a decisão corajosa do Governo - declarou.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário