O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 12 de dezembro de 2015

Da rede social para a Europa: atacante conta como foi parar na Albânia


RN - Felipe Moreira atacante Kukesi Albânia (Foto: Reprodução/Facebook)Felipe Moreira está no FK Kukesi, da Albânia, desde junho(Foto:Facebook)

Há seis meses, a vida do atacante Felipe Moreira mudou completamente. Carioca, mas com raízes potiguares, o jogador com passagens pelos três principais clubes do Rio Grande do Norte - ABC, Alecrim e América-RN - foi se aventurar na Albânia, no Sudeste da Europa, após receber uma proposta por uma rede social. Lá, encontrou uma legião de brasileiros, como os meias Erick Flores, ex-Flamengo, e Jean Carioca, ex-Botafogo. Outros cinco brasileiros integram o FK Kukesi, da capital Tirana, que faz parte da primeira divisão albanesa.
RN - Felipe Moreira atacante Kukesi Albânia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Felipe Moreira disputou seis jogos pela Liga
Europa em 2015(Foto: Reprodução/Facebook)
Aos 27 anos, Felipe Moreira está em Natal desde o começo do mês para fazer uma cirurgia no joelho direito, depois de sofrer um ruptura no ligamento cruzado anterior. Ao lado da mulher e da filha, faz um descanso "forçado", enquanto não volta aos gramados. Eu estou em Natal para fazer um cirurgia no joelho direito. Por isso, negociei para vir tratar aqui, por ter mais confiança na medicina brasileira. Ainda estou fazendo exames e conversando com amigos que são médicos para fazer a cirurgia - disse Moreira.
Contrato via rede social
O desconhecimento com o país europeu foi quebrado em maio desse ano. Logo após o Campeonato Potiguar, quando atuou pelo Alecrim, Felipe Moreira recebeu uma proposta pelo Facebook, feita pelos empresários Marcelo Trosi e Rodrigo Mineiro, que foi goleiro do Alecrim e trabalha atualmente como representantes de vários jogadores. Além do caráter financeiro, a atração oferecida ao atacante foi integrar uma legião brasileira na Albânia. A equipe do FK Kukesi tem ainda o zagueiro Juliano, os meias Erick Flores, Jean Carioca, Jefferson, Birungueta e Leomir, e o atacante Mateus Lima, todos com passagens por clubes do Nordeste. A minha ida aconteceu pelo Facebook. O Marcelo Trosi e o Rodrigo Mineiro, que também jogou pelo Alecrim, mas em 2010, viram alguns vídeos meus e entraram em contato. Estava negociando com outras equipes, inclusive do Rio Grande do Norte, mas a proposta para a Albânia foi muito boa. Eu tive uma experiência anterior no Monza, da Itália, quando atuei pelo Alecrim, mas o visto trabalhista não deu certo e retornei ao Brasil. Como a dificuldade de jogar no Brasil é muito grande, eu optei em ter um suporte melhor para trabalhar - comentou.
RN - Felipe Moreira atacante Kukesi Albânia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Felipe Moreira ao lado da mulher e filha durante passeio
em Tirana, capital albanesa (Foto: Reprodução/Facebook)
Felipe tem contrato com o Kukesi até junho de 2016, com preferência para uma renovação automática com o clube albanês. O atacante deve voltar à Europa em abril do próximo ano. Adaptado à cultura e à mudança de vida pela qual passou, o jogador pretende conversar com os dirigentes para renovar o vínculo por mais um ano. Eu tenho interesse de renovar o meu contrato. O país tem um custo de vida baixo, mas tem outras coisas que me prendem, como a situação econômica do país e a qualidade de vida para a minha família. As dificuldades com a língua e com a cultura existem, mas eu consigo me virar no inglês, por exemplo. Fora isso, tenho os parceiros do meu time, que nos tornamos um grupo muito bom - festejou.
Em campo Liga Europa
Esse ano, o brasileiro esteve em campo pela Liga Europa. A campanha do Kukesi acabou na terceira fase pré-classificatória, quando foi eliminado pelo Légia Varsóvia, da Polônia. Mesmo sem ter avançado para a fase de grupos da competição, Felipe Moreira revela ter vivido grandes momentos em campo. A estrutura que tem lá é a melhor das que eu já recebi. Na Albânia, eu tenho a possibilidade de participar de campeonatos muito bons, como a Liga Europa, o próprio Campeonato Albanês, que tem um ritmo bem legal. Infelizmente, saímos na terceira fase, depois uma confusão no primeiro jogo em que a organização anulou o resultado, devido a uma briga entre os torcedores. No jogo da volta, contra o time da Polônia, perdemos por 1 a 0. Apesar disso tudo, foi uma experiência muito interessante - concluiu.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário