O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FNF apresenta projeto de revitalização do JL e propõe comissão para negociar com Governo

Reunião contou com a participação dos clubes filiados à FNF (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Reunião contou com a participação dos clubes filiados à FNF
(Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, reuniu representantes dos clubes filiados à federação e expôs um projeto de revitalização do estádio Juvenal Lamartine. Além disso, o dirigente propôs a criação de uma comissão para negociar alternativas para a praça esportiva. Segundo o mandatário da entidade máxima do futebol potiguar, o planejamento mantém a estrutura original do estádio, eleva a capacidade de público para 12 mil pessoas, e prevê a instalação de 27 lojas. Além disso, o espaço passaria abrigar um museu, a sede FNF, do Tribunal de Justiça Desportiva e ainda ofereceria academia para atletas. Zé Vanildo lembrou ainda que em 2014, o estádio foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte como patrimônio histórico, cultural, esportivo e arquitetônico da cidade de Natal. Com isso, estaria proibido ao Estado do Rio Grande do Norte realizar qualquer tipo de modificação arquitetônica, de acesso ou de destinação. Também não é permitida a alienação do imóvel, de modo a impedir a sua modificação ou destruição. O chefe da federação potiguar ainda propôs a criação de uma comissão, integrada pelos presidentes dos clubes afiliados. “Espero contar com o apoio de vocês para criar essa comissão para negociar com o governador. Não vejo que alternativa judicial seja a melhor saída”, declarou. A FNF assinou, em 1929, um contrato de comodato e passou a administrar o palco histórico do futebol potiguar. De lá até aqui, a Federação arcou com todas as despesas. Zé Vanildo realçou a importância da entidade para o prédio: “Se não estivéssemos lá, o Juvenal Lamartine já teria se tornado um empreendimento imobiliário”.
ABC e América 
O presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas, que marcou presença na reunião, destacou que o Governo do RN tem a obrigação de promover uma reforma. Além disso, sugeriu a inserção de jovens nas obras. “O Governo do Estado tem a obrigação de revitalizar o estádio e poderia inserir os jovens do Proerd na revitalização. Sem o Juvenal Lamartine, o futebol do Estado, principalmente, o de base fica sem ‘casa’”, ponderou. Pelo lado do América, o presidente Hermano Morais também se mostrou favorável à manutenção do estádio sob a batuta da FNF. “A Federação tem um projeto e o que se discute é uma melhor finalidade para aquele espaço. Nós não podemos aceitar a imposição do governo, por melhor que seja a intenção”, falou. O dirigente americano ainda acrescentou que espera uma conversa mais esclarecedora com o Governo do Estado para que uma decisão seja tomada. “Espero que haja o diálogo e nós possamos conhecer esse projeto do governo. Se há a intenção de dar um melhor uso, que recupere e devolva o estádio à sociedade”, analisou.
Discurso uniforme
Os dirigentes dos clubes filiados presentes no encontro foram unânimes e consideram que o Juvenal Lamartine deve seguir servindo ao futebol e passar por melhorias. “O estádio precisa de uma remodelagem e deve ficar com o futebol”, afirmou Marconi Barreto, presidente do Globo. Outro que endossou o discurso foi o ex-presidente do Alecrim, Orlando Caldas, que ainda criticou as gestões estaduais: “O JL precisa ser reformado. Temos exemplos de outros estádios administrados pelo Governo, como o de Caicó, e nós vemos a situação em que se encontram”, atestou.
Governo do RN
O velho JL, que durante décadas foi a principal praça esportiva do futebol potiguar e que agora sofre com o descaso, se transformará em uma praça parque, segundo prevê projeto ainda em fase inicial de elaboração e confirmado pela Procuradoria do Patrimônio e Defesa Ambiental do Estado, Marjorie Madruga. A procuradora afirmou ao portalnoar.com que as obras do JL “vão respeitar a história do estádio e que nada vai ser demolido”. Marjorie também informou que o projeto de transformar o Juvenal Lamartine em um espaço esportivo e cultural contará com um concurso público nacional, no qual propostas de profissionais do Brasil inteiro serão observadas. “Arquitetos de todo o Brasil poderão participar e mostrar suas ideias. Estamos, ainda, trabalhando com o departamento de arquitetura da UFRN”, afirmou.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário