O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Roberto Fernandes busca reconstruir o América-RN em meio a lesões

Roberto Fernandes - técnico do América-RN (Foto: Fabiano de Oliveira)Roberto Fernandes reclamou da postura do América-RN em campo (Foto: Fabiano de Oliveira)
O rendimento técnico do América-RN nos últimos jogos está preocupando Roberto Fernandes. Com o excesso de jogos neste início de temporada, os jogadores sofrem com as lesões musculares e se ausentam da equipe por longos períodos, comprometendo a formação tática da equipe. Apesar da goleada na última partida contra o Baraúnas, cinco jogadores ficaram fora da equipe - o lateral-direito Walber, os volantes Maguinho e Tiago Dutra, o meia Thiago Potiguar e o atacante Gilmar - e seguem como dúvidas para um retorno próximo. Além destes, o goleiro Léo, o volante Zé Antônio Paulista e o atacante Adriano Pardal fazem atividades de recuperação física e estão fora do elenco. Outra ausência, ainda em recuperação depois de cirurgia no joelho direito, o lateral-direito Marcelinho está em tratamento e seu retorno ao campo está previsto para o mês de agosto.
Sem continuidade na equipe, Roberto Fernandes afirmou que o estilo de jogo alvirrubro está "burocrático, previsível e lento", o que proporciona aos adversários um conhecimento mais fácil do esquema do Mecão, prejudicando o desempenho dos jogadores alvirrubros. No primeiro turno do estadual, quando foi campeão e garantiu as vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil do próximo ano, o América-RN jogava, segundo o treinador rubro, de uma forma "veloz e vertical". Para voltar à antiga forma em campo, a comissão técnica quebra a cabeça para montar o time titular. Está sendo muito difícil essa reconstrução da equipe. Enquanto a gente não conta com titulares importantes que estão no departamento médico, desconfigura a equipe do América-RN. Se formos analisar o time do primeiro turno até termos esse monte de atletas com sucessivas lesões, podemos lembrar que o time era uma equipe veloz e vertical. Agora, o time está burocrático, previsível e lento, porque nós perdemos o Walber, o Maguinho, o Thiago Potiguar, há expectativa com o próprio Adriano Pardal. e é melhor ou pior, não interessa. O que me interessa é que é uma equipe mais lenta. Então, nós temos que reconstruir isso, enquanto não contamos com esses jogadores. Para o próximo jogo contra o Globo FC, vamos continuar sem contar com Maguinho, Thiago Potiguar, Walber... Não está sendo fácil reconstruir uma equipe, sem tempo para trabalhar na reta final da competição - disse Roberto Fernandes.
Cascata de volta
Recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, o meia Cascata voltou à equipe titular do América-RN contra o Baraúnas e foi escalado para o ataque, ao lado de Max. O jogador disse que o grupo rubro precisa se impor mais durante os jogos e que precisa mostrar que consegue jogar com mais leveza em campo. Precisamos voltar a fazer tudo que estávamos fazendo. Jogar de uma maneira solta, com qualidade, impor nosso ritmo de jogo respeitando o adversário, e saber que ainda não conquistamos nada. Quando nós fomos campeões do primeiro turno, eu cheguei para todo o grupo e disse: 'o campeonato começa agora'. Nos últimos anos, quem conquista o segundo turno geralmente acaba campeão estadual, porque chega com mais confiança. Por isso, não podemos deixar a peteca cair e continuar na mesma batida - analisou.
Cascata - meia do América-RN (Foto: Fabiano de Oliveira) 
Cascata voltou ao time titular do América-RN
e foi escalado no ataque (Foto: Fabiano de Oliveira)
Max, artilheiro do país
Apesar das limitações no elenco, o América-RN é a equipe com a maior quantidade de gols neste início de ano: 47. Destes, 15 foram marcados pelo atacante Max, artilheiro do país e que balançou as redes em duas oportunidades contra o Baraúnas, na Arena das Dunas. Apesar do número alto, Roberto Fernandes quer um setor ofensivo mais agressividade contra os adversários. Temos que voltar aquela característica de ter uma equipe aguda, agressiva e que joga para fazer gol. Nós estamos com uma equipe que administra o jogo, e não que se puder faz mais. Mas pode-se perguntar: não foram quatro gols (contra o Baraúnas)? Ótimo. Mas se no primeiro tempo tivéssemos jogado como no segundo, poderíamos ter feito mais. Temos um artilheiro no time, mas o mais importante nesse momento crítico que passamos, em termos de elenco, é vencer os jogos em casa - conclui.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário