O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Paixão, tradição e rivalidade: começa mais uma Copa do Nordeste

Torcidas apaixonadas, tradição e rivalidade com tempero nordestino voltam à ação a partir desta terça-feira, quando começa mais uma edição da Copa do Nordeste - a terceira consecutiva, após repetidas interrupções em outros formatos. O atual campeão, o Sport, é o único clube do torneio que também figura na Série A do Brasileiro - depois do rebaixamento de Bahia e Vitória no ano passado. A competição tem 20 equipes e começa com o duelo entre Botafogo-PB e River-PI, nesta terça-feira, em João Pessoa. Na rodada de abertura, destaque para o clássico entre Ceará e Fortaleza, na quarta, no Castelão. São cinco chaves de quatro times cada. No Grupo A, estão América-RN, Confiança, Serrano e Vitória; no Grupo B: Coruripe, Sampaio Corrêa, Socorrense e Sport; no Grupo C: Moto Club, Náutico, Piauí e Salgueiro; no Grupo D: Botafogo-PB, Ceará, Fortaleza e River; no Grupo E: Bahia, CRB, Campinense e Globo FC.
O campeão da Copa Nordeste assegura uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano.
Confira abaixo informações sobre os clubes participantes.

Header América-RN (Foto: Editoria de Arte)

O América-RN chegou às semifinais da Copa do Nordeste de 2014 e foi eliminado pelo Ceará na Arena das Dunas. Rebaixado à Série C do Brasileiro, o Alvirrubro perdeu jogadores importantes da última temporada, como o atacante e artilheiro do time, Rodrigo Pimpão, que acertou com o Botafogo, e o meia Arthur Maia, contratado pelo Flamengo. Mantido no cargo, o técnico Roberto Fernandes recebeu como reforços o goleiro Busatto, ex-Grêmio e Icasa, e o experiente meia Cascata. Na estreia pelo estadual, o time bateu o Potiguar de Mossoró por 2 a 0.
Time-base: Busatto; Walber, Flávio Boaventura, Zé Antônio Potiguar e Magalhães; Judson, Maguinho, Thiago Potiguar e Arthur Henrique; Cascata e Alfredo. Técnico Roberto Fernades
Destaque: Cascata, de 32 anos, está em sua terceira passagem pelo América-RN.
Estádio: Arena das Dunas (31.375 torcedores).
Header_BAHIA (Foto: Infoesporte)

O Bahia vem de dois anos com participações decepcionantes na Copa do Nordeste - não passou da fase de grupos - e tenta reassumir o posto de protagonista apostando em jogadores formados no clube. O argentino Maxi Biancucchi, de desempenho ruim em 2014, ganhou voto de confiança e permaneceu no Fazendão. Por uma redução da folha salarial, o goleiro Marcelo Lomba foi emprestado para a Ponte Preta e substituído por Omar. O time foi bem nos amistosos de preparação (venceu Shakhtar Donetsk e Bahia de Feira), mas perdeu por 2 a 0 para o Vitória da Conquista na estreia no Baiano.
Time-base: Omar; Railan, Titi, Chicão e Raul; Feijão, Bruno Paulista, Tiago Real e Tchô; Willians Santana e Kieza. Técnico: Sérgio Soares.
Destaque: Bruno Paulista foi promovido aos profissionais em 2014 e tem mostrado regularidade.
Estádio: Arena Fonte Nova (51.708 torcedores).
header botafogo da paraiba (Foto: Editoria de Arte)


Atual bicampeão paraibano e com a saúde financeira em dia, o Botafogo-PB promete muito para a Copa do Nordeste. O Belo manteve boa parte da base do ano passado e conseguiu se reforçar bem. O técnico Marcelo Vilar vai para a sua terceira temporada à frente do clube, apostando num esquema novo, que agora varia do 3-5-2 para o 4-5-1. O time tem em seu elenco três jogadores que já sentiram o gostinho de levantar a taça do Nordestão: o zagueiro Roberto Dias, o lateral Glaybson e o meia Bismarck, todos campeões com o Campinense em 2013. O time largou no estadual com vitória de 2 a 0 sobre o Miramar.
Time-base: Genivaldo; Toty, Carlinho Rech, Roberto Dias e Alex Cazumba; Zaquel, Guto, Chapinha, Bismarck e Doda; Rafael Oliveira. Técnico: Marcelo Vilar
Destaque: Rafael Oliveira, ex-Treze, foi contratado para substituir o argentino Frontini e ser o homem-gol.
Estádio: Almeidão (30 mil torcedores).
header campinense (Foto: Editoria de Arte)


Fora da edição do ano passado, o Campinense entra na disputa para "defender o título" de 2013. E a fórmula de sucesso é a mesma: apostar em jogadores desconhecidos, mas que possam formar um bom conjunto. A missão de organizar o time ficou a cargo do experiente técnico Francisco Diá. Além da motivação natural de disputar a Copa do Nordeste mais uma vez, a Raposa tem uma razão particular para ir bem em 2015: é o ano do centenário do clube. A largada no Paraibano teve vitória de 2 a 1 no CSP.
Time-base: Marcão; Edy, Jairo, Joécio e Jéferson Recife; Leandro Santos, Negretti, Paulinho e Gabriel Pimba; Felipe Alves e Reginaldo Júnior. Técnico: Francisco Diá.
Destaque: o versátil Paulinho tem tudo para se transformar no ídolo da torcida raposeira em 2015.
Estádio: Amigão (30 mil torcedores).
Header_Ceara_690 (Foto: Arte Esporte)

Renovado, o atual tetracampeão cearense e vice-campeão da Copa do Nordeste chega embalado para a disputa deste ano. Sob o comando do jovem Dado Cavalcanti (33 anos), o Ceará vai bem no estadual, com cinco vitórias nas seis primeiras rodadas, e conta com a boa fase do atacante Assisinho e a experiência do veterano Magno Alves. A estreia no Nordestão é complicada, diante do principal rival, o Fortaleza.
Time-base: Luís Carlos; Tiago Cametá, Charles, Sandro e Eusébio; João Marcos, Ricardinho, Eloir e Wescley; Assisinho e Magno Alves. Técnico: Dado Cavalcanti.
Destaque: após a seca de gols em 2014, Assisinho começou 2015 com seis gols em seis jogos.
Estádio: Arena Castelão (67.037 torcedores).
Headers Confiança- Campeonato Sergipano 2015 (Foto: Editoria de arte)

O Confiança iniciou 2015 com status de time a ser batido em Sergipe. Após o acesso para a Série C do Brasileiro, a meta é uma classificação melhor na Copa do Nordeste. Nas últimas duas edições, o time azulino não passou da primeira fase - em 2014, fez apenas dois pontos. Se vai bem em campo, fora dele o clube vive crise econômica. Mesmo assim, conseguiu manter a base do ano passado, inclusive o treinador Betinho. O Confiança tem 100% de aproveitamento em três rodadas no Seripano e lidera o Grupo A.
Time-base: Everson; Diogo, Valdo, Heverton e Altemar; Flávo, Richardson, Everton Santos e Wallace Pernambucano; Leandro Kível e Bibi.
Destaque: o atacante Leandro Kível foi o artilheiro dos dois últimos Sergipanos.
Estádio: Batistão (15 mil torcedores)
Headers coruripe (Foto: Editoria de arte)


O Coruripe, atual campeão alagoano, disputa pela primeira vez a Copa do Nordeste. A direção apostou na permanência do técnico Jaelson Marcelino e em jogadores promissores, mas pouco conhecidos no cenário regional. O time perdeu o atacante Denílson, uma das referências na Série D de 2014, mas buscou o centroavante Casagrande, destaque do Jacuipense-BA. Sem muitos recursos, o Hulk entra no Nordestão com a missão inicial de passar de fase. No estadual, só fará sua estreia no segundo turno.
Time-base: Carlos; Denilson, Williames José, Roni e Antônio Carlos; Léo, Jota, Thiago Lima e João Paulo; Furlan e Casagrande. Técnico: Jaelson Marcelino.
Destaque: o xerife Williames José é irmão do atacante Willian José, ex-São Paulo e Grêmio.
Estádio: Gerson Amaral (6 mil torcedores).
Headers CRB (Foto: Editoria de arte)

O CRB, que chegou às quartas do Nordestão de 2014, aposta em jogadores experientes e na base que conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro. Saíram os meias Clebinho e Eder, destaques do ano passado, e chegaram o meia Morais (ex-Vasco e Corinthians) e o centroavante Lima (ex-Joinville e Ceará). O técnico Ademir Fonseca e o sistema defensivo foram mantidos. Com o caixa equilibrado, a diretoria do Galo avisa que o objetivo é conquistar o regional. No Alagoano, só fará sua estreia no returno.
Time-base: Julio Cesar; Paulo Sérgio, Gabriel, Daniel Marques e Pirão; Johnnattan, Glaydson, Morais e Douglas Packer; Fernando e Lima. Técnico: Ademir Fonseca.
Destaque: o alagoano Morais, aos 30 anos, volta ao CRB após sofrer com série de lesões.
Estádio: Rei Pelé (18.801 torcedores).
Header_Fortaleza_690 (Foto: Arte Esporte)

O Leão do Pici foi semifinalista da Copa do Nordeste em 2013, mas ficou fora da edição do ano passado. A equipe comandada pelo técnico Nedo Xavier chega a esta temporada reformulada. Com o experiente Dudu Cearense no elenco e o faro de gol de Lúcio Maranhão, o Tricolor espera surpreender no regional. No início do Cearense, o time tem campanha irregular e acumula duas vitórias, três empates e uma derrota, com o segundo aproveitamento do Grupo A1.
Time-base: Deola; Pio, Genílson, Adalberto e Wanderson; Vinícius Hess, Corrêa, Dudu Cearense e Everton; Maranhão e Lúcio Maranhão. Técnico: Nedo Xavier.
Destaque: ex-Palmeiras, o goleiro Deola chega para tentar dar segurança à questionada meta tricolor.
Estádio: Arena Castelão (67.037 torcedores).
Headers Globo FC (Foto: Editoria de arte)

Estreante na competição, o Globo FC venceu o primeiro turno do Campeonato Potiguar de 2014 e se credenciou para disputar a Copa do Nordeste em 2015. Quem comanda o time de Ceará-Mirim é o ex-jogador Leandro Sena, que chegou em novembro para substituir Higor César. A Águia manteve a base, mas perdeu o atacante Ricardo Lopes, principal jogador em 2014. Como reforços, Sena recebeu o atacante Fábio Silva, os zagueiros Jamerson e Marcelo, o meia-atacante Marcel e o volante Joelzinho. Nesse domingo, a equipe fez 1 a 0 no Baraúnas na estreia no Potiguar.
Time-base: Rafael; Geovane, Marcelo, Robson e Nininho; Ramon, Jozicley, Renatinho e Miller; Romarinho e Marcel. Técnico Leandro Sena.
Destaque: aos 37 anos, o zagueiro Robson assumiu o comando interino do time no fim de 2014.
Estádio: Barretão (10 mil torcedores).
Header_MOTO-CLUB_690 (Foto: Arte Esporte)

Estreante na Copa do Nordeste, o Moto entra no torneio sem tê-lo como prioridade em seu calendário. Com a maior parte das atenções voltadas para o Campeonato Maranhense, no qual quer encerrar o jejum de sete anos sem conquistas, o Rubro-Negro maranhense contará com o comando do técnico Eugênio Souza para realizar uma boa campanha no torneio. Entre os reforços, o atacante Pedro Gusmão é a principal novidade. O jovem Henrique, remanescente de 2014, segue como um dos líderes do elenco.
Time-base: Raniere; Diego Renan, Ícaro, Luís Fernando e Wanderley; Felipe Dias, Cesinha, Kléo, Rayllan e Henrique; Pedro Gusmão. Técnico: Eugênio Souza.
Destaque: Henrique, atacante de 21 anos, é veloz e driblador.
Estádio: Castelão (40 mil torcedores).
Header_materia_NAUTICO_02 (Foto: Infoesporte)
O Náutico passou por mais um processo amplo de reformulação. Dos 47 jogadores contratados no ano passado, só ficou com três. Este ano, já chegaram 10, além do novo treinador: Moacir Júnior, que comandou ABC e América-MG em 2014. O Timbu chega à Copa do Nordeste com um elenco formado, em sua maioria, por jogadores pratas da casa e uma folha de pagamento mais enxuta. O desafio é melhorar o desempenho de 2014, quando foi eliminado ainda na primeira fase. Fora de campo, a crise financeira é o maior obstáculo. Desde 2013, o clube tem convivido com o atraso de salários.
Time-base: Júlio César; David, Leandro Euzébio, Elivélton e Gaston Filgueira; João Ananias, Fillipe Soutto e Jefferson Renan; Bruno Alves, João Paulo e Josimar. Técnico: Moacir Júnior.
Destaque: o zagueiro Leandro Euzébio, ex-Fluminense, é o mais experiente do grupo - com 33 anos - e já teve uma boa passagem pelo clube.
Estádio: Arena Pernambuco (46 mil torcedores).
Headers Piaui (Foto: Editoria de arte)

Para participar pela primeira vez da competição, o Piauí manteve 70% dos jogadores do vice-campeonato no Estadual e trouxe sete reforços: três zagueiros, dois meias, um lateral e outro atacante. Sem muito dinheiro em caixa, a solução caseira foi promover o auxiliar técnico Marcão ao cargo de treinador. No sábado, no último amistoso antes de estrear no Nordestão, vitória de 3 a 2 sobre o Altos.
Time-base: David; Jorginho, Rafael Negão, Sadan e Tiaguinho; Marcos Gasolina, Vitor Recife, Leto e Leís; Agostinho e Fabiano. Técnico: Marcão.
Destaque: o atacante Fabiano é apelidado de Trator.
Estádio: Albertão (23.900 torcedores).
Header River (Foto: Editoria de arte)

Com folha salarial próxima dos R$ 200 mil, o River-PI apostou alto em seu primeiro ano na Copa do Nordeste. A maior das 11 contratações para a temporada é o treinador Flávio Araújo, que tirou o Sampaio Corrêa da Série D do Brasileiro e o levou até a segunda divisão nacional. Dos novatos, o meia Júnior Xuxa e o lateral Tote são os expoentes. O Tricolor manteve 16 jogadores que atuaram no Estadual e/ou na Série D do Brasileiro, com destaque para a dupla de ataque, formada por Eduardo e Warley.
Time-base: Naylson; Tote, Paulo Paraíba, Índio e Hugo Figueredo; Amarildo, Kássio, Xuxa e Esquerdinha; Eduardo e Warley. Técnico: Flávio Araújo.
Destaque: Eduardo e Warley têm experiência em clubes do Brasil e da Europa.
Estádio: Albertão (23.900 torcedores).
Header_materia_SALGUEIRO_02 (Foto: Infoesporte)
Em sua segunda participação na Copa do Nordeste, o Salgueiro tem como meta superar a campanha de 2013, quando foi eliminado ainda na primeira fase. Para isso, o clube aposta na formação de um elenco jovem, comandado pelo técnico Sérgio China, ex-treinador do sub-20 do Náutico. Destaques em 2014, o atacante Fabrício Ceará e o meia Anderson Paraíba deixaram o Carcará. Assim, a dose de experiência do grupo fica por conta do goleiro Luciano e dos laterais Marcos Tamandaré, com passagens por Santa Cruz e Corinthians, e Lúcio, que já defendeu Palmeiras, São Paulo e Grêmio.
Time-base: Luciano; Marcos Tamandaré, Ranieri, Luiz Eduardo e Michel; Moreilândia, Rodolfo Potiguar, Vitor Caicó, Lúcio e Valdeir; Kanu. Técnico: Sérgio China.
Destaque: aos 35 anos, o lateral-esquerdo Lúcio, que também atua como meia e tem passagens por Palmeiras, São Paulo e Grêmio, é o principal reforço.
Estádio: Salgueirão (10.240 torcedores).
Header_SAMPAIO-CORREA_690 (Foto: Arte Esporte)

Disputando pela primeira vez a competição, o Sampaio aposta em um treinador que já venceu a Copa do Nordeste nessa nova fase: Oliveira Canindé, campeão pelo Campinense em 2013. Porém, ao contrário de temporadas anteriores, a direção do Tricolor mexeu muito no elenco, que perdeu praticamente toda a base. Nomes como Rodrigo Ramos, Jonas, Eloir, Uillian Corrêa, Márcio Diogo, Cascata e Pimentinha deixaram a equipe. Foram contratados 13 jogadores. Destaque para o atacante Robert, que marcou 30 gols em 2014 com a camisa do Fortaleza.
Time-base: Milton Raphael; Daniel Damião, Mimica, Luis Otávio e Willian Simões; Robson Simplício, Curuca, Gil Mineiro e Raí; Válber e Robert. Técnico: Oliveira Canindé.
Destaque: Robert foi o terceiro maior artilheiro do futebol brasileiro em 2014, com 30 gols.
Estádio: Castelão (40 mil torcedores).
Header SERRANO (Foto: Infoesporte)

Para a primeira participação na Copa do Nordeste, o Serrano tem ambições modestas. Classificado para o torneio por ter sido o líder da primeira fase do Baianão 2014, o clube do interior busca, a princípio, chegar à fase de grupos, embora tenha que derrubar clubes de maior tradição para tanto. A estreia no Campeonato Baiano foi promissora: 2 a 0 sobre o Feirense fora de casa.
Time-base: Isaías; Léo, Marcelo, Willian e Masquerano; Fábio, Rogério, Narcíso e Otacílio; Deon e Alemão. Técnico: Ricardo Silva.
Destaque: o técnico Ricardo Silva tem passagens por Vitória e Jacuipense.
Estádio: Lomanto Júnior (15.728 torcedores).
Headers Socorrense - Campeonato Sergipano 2015 (Foto: Editoria de arte)

O Socorrense debuta em torneios interestaduais. Em 2014, o Siri surpreendeu o Sergipe na casa do rival, chegou à final do Sergipano e conseguiu a vaga na Copa do Nordeste. Clube de estrutura modesta, manteve a filosofia de revelar jogadores em 2015. Seu grande nome está no banco: o técnico Edmilson Santos, que vem fazendo grandes trabalhos nos últimos anos. Esta será sua quarta temporada à frente do Siri. A equipe manteve a base vice-campeã estadual e reforçou a defesa com a contratação dos zagueiros Léo e Cláudio Baiano, ambos ex-Sergipe.
Time-base: Marcelo; Jorginho, Léo, Cláudio Baiano e Saci; Dácio, Thomas, Henrique e Juninho; Daniel Caiçara e Joeverton. Técnico: Edmilson Santos.
Destaque: o técnico Edmilson Santos está em sua quarta temporada no cargo.
Estádio: Batistão (15 mil torcedores).
Header_materia_SPORT_02 (Foto: Infoesporte)
Se os demais clubes que disputam a Copa do Nordeste sonham conseguir uma vaga na Sul-americana, o caso do Sport é diferente. O Leão já conquistou o feito pela Série A do Brasileiro e agora entra no Nordestão com a meta de defender o título de 2014. O sucesso no ano passado, com a conquista também do Pernambucano e a campanha segura na Série A, fez a diretoria manter a grande maioria do elenco. O técnico Eduardo Baptista permaneceu, e o principal reforço foi a renovação com o meia Diego Souza.
Time-base: Magrão; Alex Silva, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Rodrigo Mancha, Danilo, Diego Souza e Élber; Samuel (Joelinton). Técnico: Eduardo Baptista.
Destaque: Diego Souza renovou contrato por um ano e seguirá como grande referência da equipe em 2015.
Estádio: Ilha do Retiro (36 mil torcedores).
Header VITORIA (Foto: Infoesporte)

A virada de ano foi de grandes mudanças no Vitória. Ricardo Drubscky assumiu o time, que ganhou nova cara. Da equipe titular de 2014, poucas peças restaram. Juan negocia rescisão, enquanto outros atletas, como Dinei, Marcinho e Edno, não renovaram. Escudero permanece como grande promessa de criatividade no meio, aliado agora a Jorge Wagner, reforço que deve estrear no decorrer da competição. Para a Copa do Nordeste, o Rubro-Negro terá uma equipe com média de idade de aproximadamente 23 anos. A meta é superar o desempenho das últimas duas temporadas, quando parou nas quartas de final. No Baiano, a estreia teve empate por 0 a 0 com o Bahia de Feira.
Time-base: Fernando; Nino, Ednei, Kadu e Mansur; José Wellison, Amaral, Escudero e Jorge; Elton e Neto Baiano. Técnico: Ricardo Drubscky.
Destaque: o atacante Neto Baiano retornou para a terceira passagem pela Toca do Leão.
Estádio: Barradão (35.632 torcedores).

Por Rio de Janeiro*
* Contribuíram as equipes de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário