O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Com 108 kg, goleiro de time sub-16 se destaca no RN: "Tenho habilidade"

O sonho de um potiguar de se tornar jogador de futebol ultrapassa a condição física ideal para o esporte. A briga com a balança desde a infância e o preconceito que sofre em campo não tiram de Thomas Rodrigues a esperança de ter um longo futuro na carreira. Aos 16 anos, o goleiro da escolinha de futebol Manoel Tatu, do município de Touros, chama atenção por pesar 108 kg, mas se destaca na equipe por conta da desenvoltura e da habilidade que mostra nos jogos. Sempre tive problema com peso, mas não tenho tanta dificuldade em jogar bola. Tenho habilidade e sou rápido, mas seria melhor se eu perdesse alguns quilinhos - brinca o jovem goleiro. O caminho no futebol começou aos 10 anos junto com o pai. Agora comerciante, Getúlio Igínio chegou a jogar nas categorias de base de clubes amadores da Grande Natal, mas, por devido a uma lesão no joelho, teve que abandonar o futebol. Mesmo assim, apoiou a decisão do filho em ser jogador de futebol. No entanto, a influência sobre o jovem ficou ainda mais forte com a presença de um primo que se tornou jogador profissional e ídolo de um dos maiores clubes do Rio Grande do Norte, o atacante João Paulo, do ABC. A escolinha Manoel Tatu, por sinal, foi fundada por João Paulo, no distrito de Boa Cica, que fica no município de Touros, no litoral norte do Rio Grande do Norte.
Thomas Rodrigues, goleiro gordinho no RN (Foto: Ricardo Silva) 
Thomas Rodrigues (esq.) ao lado do radialista
potiguar Levi Araújo (Foto: Ricardo Silva)
Ele (João Paulo) é meu primo e me ajuda no futebol. Sou goleiro do time da escolinha que ele montou e mesmo na posição de goleiro, que sofre um pouco mais de pressão, tenho apoio da minha família - disse Thomas.
Briga contra a balança
O excesso de peso acompanha Thomas desde a infância. O problema de saúde é controlado pelos pais do jovem goleiro, que, mesmo tendo uma rotina de atleta, extrapola quando o assunto é comida. Mesmo com a prática esportiva, ele pesa atualmente 108 kg, mas chegou a pesar quase 120 kg. Por jogar como goleiro, o jovem conta que a mobilidade durante os jogos é um pouco prejudicada, e supera as barreiras com os treinos diários. Mesmo assim, conta que se sente discriminado por algumas pessoas em virtude dos "quilinhos a mais" e sempre ouve alguns xingamentos, mas ganha o apoio dos amigos da escolinha. No amistoso entre a Escolinha de Manoel Tatu e o time sub-16 do ABC, realizado no início do mês, no Estádio Frasqueirão, o placar terminou em 1 a 0 para o Alvinegro. Contudo, Thomas foi um dos destaques da equipe de Touros. O pessoal do meu time me apoia. No jogo contra o ABC, a torcida ficou pegando no meu pé, falando alguns nomes, mas eu tento não prestar atenção nisso - relata.
Sonho rubro-negro
Thomas brinca que iniciou a jogar como volante, mas a dificuldade para correr atrás da bola o fez mudar de ideia. Outro motivo foi o goleiro Felipe, afastado do Flamengo desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo, de quem é fã. Comecei jogando como volante quando criança, mas, com o passar do tempo, acabei mudando para o gol, por ver alguns jogadores na posição. Acho Felipe um grande goleiro e me inspirou a ser também goleiro. Ele e Paulo Victor (goleiro titular do Flamengo) são os melhores goleiros do Brasil - festeja Thomas. O bom desempenho de Thomas também é elogiado pelo primo "famoso". Para o atacante João Paulo, do ABC, o jovem goleiro mostra que tem qualidade e que as críticas não o abalam. As pessoas precisam ver a qualidade que ele tem e não o peso, para tirar onda, como vi no jogo. Mas isso não abala ele. Que ele continue buscando seu sonho, sempre trabalhando forte - lembrou.
Thomas Rodrigues, goleiro gordinho no RN - Escolinha de futebol Manoel Tatu (Foto: Arquivo Pessoal) 
Thomas (de verde) é o goleiro do time sub-16 da escolinha
 de futebol Manoel Tatu (Foto: Arquivo Pessoal)
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário