O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 22 de setembro de 2012

América-RN estraga a festa de aniversário do ASA

Em dia de festa para o ASA, que comemorava os 60 anos do clube, o América-RN foi quem sorriu no Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca. Após levar sufoco no primeiro tempo, o time potiguar foi eficiente após o intervalo e venceu por 2 a 0 na noite deste sábado. A partida encerrou a 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o América chegou aos 39 pontos e se manteve na 10ª posição, distante 10 pontos do São Caetano, primeiro integrante do G-4. Já o ASA segue na 15ª posição, com 30 pontos, ainda em zona perigosa.
Primeiro tempo morno
Jogando com o apoio da torcida, que lotou o estádio para comemorar o aniversário do clube, o ASA dominou o jogo no primeiro tempo. O time alagoano sufocou o América, mas sentiu falta do seu principal jogador, o centroavante Lúcio Maranhão, um dos artilheiros do futebol brasileiro nesta temporada. Alexsandro teve a primeira chance aos três minutos, mas Thiago Schmidt salvou com o pé. Em seguida, Chiquinho Baiano arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e o goleiro americano se recuperou para mandar para escanteio. Aos 10, Didira cobra falta com força e Thiago faz nova intervenção. Apesar da pressão, a defesa do América mostrava segurança com Cléber e Edson Rocha. Por outro lado, o meio-campo rubro não criava e erra muitos passes. Na única vez que levou perigo, aos 40 minutos, Thiaguinho serviu Norberto, que foi barrado por Gilson.
Eficiência americana
A segunda etapa começou logo com a rede balançando. Lúcio fez boa jogada pela direita e lançou Thiaguinho. O meia rubro invadiu a área e tocou para o gol na saída de Gilson, abrindo o placar aos 28 segundos. O ASA demorou a se encontrar em campo, mas partiu em busca do empate. Chiquinho aproveitou cruzamento de Osmar e, em chute de primeira, acertou a trave de Thiago Schmidt. O América, então, mostrou sua eficiência no ataque e, desta vez, contou com a sorte para fazer 2 a 0. Aos 35  minutos, Lúcio subiu pela esquerda e cruzou para Norberto emendar de primeira. A bola não saiu forte, mas passou por baixo do goleiro Gilson. Não era este o presente esperado pelo torcedor do ASA.
Ficha Técnica
Gols: Thiaguinho (América), 0'57"; Norberto (América), 35'
América: Thiago Schmidt; Thiaguinho, Cléber, Edson Rocha e Bruno (Ewerton); Fabinho, Michel Shmöler, Alan Bahia (Rodrigão) e Norberto; Lúcio (Pingo) e Isac
Técnico: Roberto Fernandes
ASA: Gilson; Audálio, Silvio Carrasco, Irineu (Valdívia)  e Osmar; Cal, Lucas,  Didira, Alexsandro (Roberto Jacaré); Chiquinho Baiano e Maranhão (Henry).
Técnico: Nedo Xavier
Árbitro:Emerson de Almeida Ferreira/MG
Horário: 21h
Local: Estádio Coaracy Fonseca, Arapiraca/AL


Por GLOBOESPORTE.COM Arapiraca, AL 

Baraúnas perde volante Robson Lima para jogo decisivo de amanhã contra o Campinense

Wilson Moreno
 
Robson Lima voltou a sentir lesão no treino coletivo de ontem
A esperança de poder contar com o volante Robson Lima no jogo de amanhã contra o Campinense acabou durante o coletivo de ontem para o técnico Wassil Mendes. O jogador voltou a sentir a lesão no músculo adutor da coxa direita quando participava da atividade, e foi prontamente vetado pelo departamento médico do Baraúnas para o compromisso decisivo do fim de semana. Assim, o comandante leonino soma três problemas para escalar a equipe neste domingo, às 16h, no Estádio Nogueirão, onde o time enfrenta a equipe paraibana pelo confronto de volta das quartas-de-final da Série D do Brasileiro. Robson Lima voltava de um período de duas semanas se recuperando de contusão no músculo adutor da coxa direita, e entraria na equipe titular para substituir Richardson, que também não poderá atuar amanhã devido à suspensão pelo acúmulo de três cartões amarelos. Confiante em sua plena recuperação, Robson iniciou o coletivo de ontem à tarde no Nogueirão, mas voltou a sentir a mesma lesão que o incomoda há quase 21 dias. O defensor treinou durante toda a semana e tinha participação dada como certa. Sem Richardson e agora sem a presença também de Robson Lima, o técnico Wassil Mendes procurou uma nova solução para o problema de última hora. A escolha na movimentação de ontem foi por Rafael Matos, que neste caso deve assumir uma vaga na equipe principal do tricolor diante do Campinense. Rafael foi titular recentemente, no segundo jogo das oitavas-de-final, contra o Sousa/PB, em Mossoró. No coletivo de ontem, mais dois jogadores deram susto, mas estão confirmados para o jogo. O zagueiro Michel e o atacante Gilmar foram poupados da movimentação e ficaram em tratamento. Além de Richardson e Robson Lima, Nildo também fica de fora por ter sido expulso. Desta forma, o Baraúnas entra em campo amanhã escalado com Érico; Índio, Jonathan e Michel; Rafinha, Sorato, Rafael Matos, Paulinho e Nininho; Alvinho e Gilmar. Baraúnas e Campinense decidem quem passa para as semifinais da Série D, além de duelarem pelo acesso à terceira divisão de 2013. No primeiro jogo houve empate por 1 x 1. Desta forma, o tricolor mossoroense alcançará seus objetivos caso vença por qualquer placar simples ou ainda empate sem gols. Já aos paraibanos resta vencer ou empatar por contagem de 2 x 2 em diante. Novo empate em 1 x 1 leva a decisão para os pênaltis.
CAMPINENSE
O técnico do Campinense, Freitas Nascimento, tem dúvida para formar a equipe. O lateral direito Ferreira sentiu um princípio de estiramento muscular na coxa direita e não tem participação garantida. Nos demais setores, o comandante rubro-negro não tem problema e deve manter a base da equipe que entrou em campo no último sábado. A provável escalação é a seguinte: Pantera, Ferreira (Mádson), Breno, Ben-Hur e Renatinho Carioca; Charles Wagner, Anderson Paulista, Fernandes e Adriano Felício; Warley e Potita (Eduardo Rato).

Fonte: Gazeta do Oeste

América enfrenta a equipe do ASA

O técnico do América, Roberto Fernandes, tem vários desfalques para a partida de hoje, às 21h, contra o ASA, em Arapiraca, no estádio Municipal da cidade alagoana, jogo válido pela 26ª rodada da série B do Brasileiro. Os problemas começam na defesa: os laterais esquerdos Wanderson, titular e Gustavo, reserva, estão fora do compromisso de logo mais, por recomendação médica. Com isso, o jovem Bruno, das categorias de base do clube deve ganhar sua primeira chance no campeonato. Mas, os maiores problemas estão no meio campo: os volantes Márcio Passos, suspenso, e Ricardo Baiano, com dores musculares, também ficam de fora. O camisa 10 americano, Netinho, é outro desfalque certo. O jogador reclamou de dores e foi vetado. Além disso, o atacante Max fica de fora por ter sido flagrado no exame antidoping durante a semana.
Rodrigo SenaRoberto Fernandes não vai poder contar com quatro titulares na partida de hoje, contra o ASA. A escalação do time ainda é segredo 
Roberto Fernandes não vai poder contar com quatro titulares,
contra o ASA. A escalação do time ainda é segredo

Por esses vários desfalques, o time titular americano ainda é um mistério. A tendência é de que Michel e Alan Bahia sejam os volantes, com Fabinho e Norberto,  entrando no meio campo, e sendo os responsáveis pelas armações de jogadas de ataque, para Lúcio e Isac.  O volante Fabinho sabe que a partida vai ser difícil, mas está confiante em uma vitória, que vai poder diminuir a distância do América em relação ao G-4, grupo dos times que garantem acesso para a série A na próxima temporada. "Agora temos que levantar a cabeça e prosseguir para buscar vencer o próximo jogo" disse o jogador, se referindo a derrota em casa para o São Caetano, na última derrota. Já o comandante americano, Roberto Fonseca, quer que seu time esqueça os números e entrem em campo contra o ASA como se fosse uma decisão de campeonato. "O América chega em um momento da competição em que temos que jogar a máquina de calcular e as projeções fora. Temos que jogar jogo-a-jogo. Não estamos livres do rebaixamento, nem fora da briga do acesso, mas não adianta fazer projeção. Temos que ir para o jogo contra o ASA e fazer desse jogo uma decisão e este resultado irá nos fazer aproximar do G4, ou não", previu. As duas últimas contratações do time, o meia Philip e o atacante Patrick, foram regularizados e podem ser utilizados pelo técnico Roberto Fernandes para a partida de hoje.
ASA

O técnico do ASA, Nedo Xavier, terá alguns problemas para montar o seu time. Isto porque o atacante Lúcio Maranhão, o artilheiro da equipe nesta temporada, recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada e está suspenso. O meia Didira, com dores musculares, é dúvida, assim como o zagueiro Fabiano, que levou pontos no rosto após sofrer um corte no último final de semana. Xavier terá mais motivos para se preocupar, já que o lateral direito Gabriel, se contundiu.
Fonte: Tribuna do Norte

Cartaz do CapoeirASSU


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ABC derrota o Guarani e sobe três posições na Série B

Aproveitando o apoio da torcida, o ABC derrotou o Guarani-SP por 3 a 1 na noite desta sexta no Frasqueirão pela 26ª rodada da Série B. Os gols do alvinegro foram marcados por Adriano Pardal, Pedro Silva e Diego Clementino. Com a vitória, o ABC subiu três posições chegando ao 12º lugar com 32 pontos. Na próxima rodada, o ABC vai receber o ASA-AL na terça-feira às 19h30. Já o Guarani vai encarar o América-RN no sábado às 16h no estádio Brinco de Ouro em Campinas-SP.
O JOGO
A partida começou com o ABC pressionando, aos 12 minutos quase marcou em cobrança de falta de Walter Minhoca que passou ao lado da trave do Bugre. Outra boa chance alvinegra surgiu aos 21 minutos com Éderson, mas o atacante chutou fraco e desperdiçou. A partida seguiu pegada e com muitas faltas. O Guarani sentia falta do entrosamento do time com muitos desfalques, mas quase abriu o placar aos 41 minutos com Danilo Sacramento que completou cruzamento levando perigo. No segundo tempo, o ABC abriu o placar após pênalti sofrido por Pedro Silva aos 9 minutos. Adriano Pardal cobrou com categoria deslocando o goleiro. O alvinegro foi no embalo na torcida e aos 22 minutos a bola desviou na mão de Ronaldo dentro da área do Guarani e o árbitro marcou pênalti. Pedro Silva cobrou no meio do gol e estufou as redes.O Bugre tentou iniciar uma reação e quase diminuiu em chute perigoso de Clebinho aos 28 minutos, para defesa de Andrey. Porém quem marcou novamente foi o ABC, após boa jogada de Raul a bola chegou a Diego Clementino que tocou na saída do goleiro. O Guarani só conseguiu descontar aos 47 minutos com Ronaldo também em cobrança de pênalti.
Ficha Técnica
ABC: Andrey; Pedro Silva, Flávio Boaventura, Vinícius e Renatinho; Serginho, Guto (Bileu), Cascata (Raul) e Walter Minhoca; Adriano Pardal e Éderson (Diego).
Guarani: Juliano; Oziel, Neto, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Wiliam Favoni, Fábio Bahia, Bruno Neves (Medina) e Danilo Sacramento; Júnior Negão (Clebinho) e Rafael Oliveira (Ronaldo).

Presidente do Alecrim afirma que clube jogará em novo estádio do RN

Depois da demolição do Estádio Machadão, em Natal, Alecrim e América-RN passaram a mandar seus jogos no Nazarenão, em Goianinha, distante 54 quilômetros da capital potiguar. Mas esta situação deverá ter fim em 2013. O alvirrubro já começou a erguer a Arena América, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, e a partir de janeiro do próximo ano o "Verdão" também terá sua própria casa. De acordo com Orlando Caldas, presidente do Alecrim, o clube vai arrendar um moderno complexo esportivo que está sendo construído em Ceará-Mirim, a 28 quilômetros de Natal. - O estádio e o centro de treinamento são do empresário Marcone Barreto, que nasceu em Ceará-Mirim e torce para o Alecrim. Mas nós vamos usar a estrutura dele assim que ficar pronta - conta. Segundo Orlandinho, as obras estão em ritmo intenso, e o CT será inaugurado ainda em 2012. Já o estádio tem previsão de entrega para janeiro de 2013. - O estádio será construído em módulos, e na primeira fase ele terá capacidade para 5.000 torcedores. Depois será ampliado, chegando a 10 mil lugares - explica. O objetivo do Alecrim é começar a usar a nova arena já no Campeonato Potiguar 2013, que começa em janeiro. Orlandinho espera contar com o apoio dos torcedores do clube e, principalmente, da população de Ceará-Mirim. - A cidade é bastante tradicional no futebol do Rio Grande do Norte, mas hoje não tem um clube sequer na primeira divisão do Estadual. Quero que o povo de lá vá aos nossos jogos e torça pelo Alecrim, assim como espero que a torcida de Natal compareça em bom número, pois Ceará-Mirim fica bem mais perto que Goianinha - finaliza.
Fonte: Globoesporte.com/rn

Semifinais do Municipal 2012

 Neste Sábado(22/09) no Estádio Edgarzão acontecem as semifinais do Campeonato Assuense de Futebol Amador 2012. No primeiro jogo se enfrentam Fluminense x Portuguesa, já o segundo  confronto será entre o Palmeiras X Dinamarca.
Portuguesa da Lagoa do Ferreiro

Fluminense do Bairro São João

Palmeiras do Alto São Francisco

Dinamarca da Casa Forte
 Texto e Imagens: L. Filho

Coluna do Trindade

Hoje, é dia de jogo do ABC. À noite, no estádio Maria Lamas, tem ABC x Guarani. Amanhã, tem o América e domingo o Baraúnas. É o Futebol Potiguar. Segue os traços da Coluna do Trindade. Confira:
No Borderô – o pessoal do ABC precisa respeitar o Estatuto do Torcedor divulgando o público pagante e não pagante nos jogos realizados no estádio Frasqueirão.
Baraúnas – as notícias que chegam é que, o Baraúnas entrou com ação contra o Campinense contra a atuação do zagueiro Breno. E o que é melhor, vai a julgamento. Se não garantir o acesso dentro de campo, pode vir no Tapetão.
Campeonato Assuense – amanhã acontecem os jogos das Semifinais do Campeonato Assuense de Futebol. Serão no estádio Edgarzão. Portuguesa x Fluminense e Palmeiras x Dinamarca.
Contra o Guarani – o ABC nunca perdeu para o Bugre, jogando em Natal, foram 03 jogos com dois empates e uma vitória do Alvinegro.
Estadual Sub 20 – a 5ª rodada do Estadual será disputada amanhã. ABC x Monte Líbano, no CT do ABC em Natal e em Mossoró jogam Baraúnas x Univap.
Curiosidade – você sabia que o Baraúnas já participou de Série B, Série C, Série D, Copa do Brasil e Copa do Nordeste? É o time do interior do RN mais conhecido no cenário nacional.
Aconteceu – em 21 de setembro de 1952, o América vencia o Santa Cruz por 1 a 0. Gol de Barbosinha. Jogo no estádio Juvenal Lamartine arbitrado por Francisco Lamas. Valia o 1º Turno do Estadual. Há 60 anos.

Michel treina e ameniza problemas de Wassil Mendes para escalar defesa do Baraúnas

Os problemas no setor defensivo diminuíram ontem para o técnico Wassil Mendes. Com a volta do zagueiro Michel(Foto) aos treinos, o comandante do Baraúnas ascende a esperança de ter apenas os dois desfalques por suspensão já previstos para o jogo do próximo domingo, contra o Campinense, às 16h, no Estádio Nogueirão. O confronto que vale vaga nas semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro e acesso à terceira divisão do futebol nacional é encarado como o principal compromisso da temporada para o tricolor, e por isso cada ameaça de novo baixa na equipe é sentida pelo treinador leonino. Wassil Mendes já sabe que não poderá contar com o zagueiro Nildo, expulso no jogo de ida contra os paraibanos, e o volante Richardson, que recebeu o terceiro cartão amarelo na mesma oportunidade. Somando isso ao fato de Michel ter sido entregue ao departamento médico desde o domingo passado, os problemas poderiam realmente aumentar na escalação. No entanto, o defensor participou do coletivo realizado ontem à tarde no Nogueirão e imagina-se que só um imprevisto o tira da partida do próximo fim de semana. Michel vinha sentindo desde domingo uma inflamação no músculo adutor da coxa direita. Os substitutos de Nildo e Richardson também já estão praticamente definidos, de acordo com o que demonstrou o comandante durante as movimentações de quarta e quinta-feira. Para a zaga, a escolha é por Jonathan, que tem sido requisitado sempre que há alguma baixa na equipe. Já para a marcação do meio de campo a preferência é por Robson Lima. O atleta era utilizado entre os titulares na primeira fase da Série D, mas uma lesão na coxa direita o tirou dos treinos por duas semanas e forçou sua saída do time. O técnico do tricolor não pretende fazer mais alterações na formação principal que entrará em campo. Desta forma, depois de um treino físico de aquecimento, Wassil escalou o Baraúnas no coletivo com Érico; Índio, Jonathan e Michel; Rafinha, Sorato, Robson Lima, Paulinho e Nininho; Alvinho e Gilmar. Baraúnas e Campinense decidem quem passa para as semifinais da Série D, além de duelarem pelo acesso à terceira divisão de 2013. No primeiro jogo houve empate por 1 x 1. Desta forma, o tricolor mossoroense alcançará seus objetivos caso vença por qualquer placar simples ou ainda empate sem gols. Já aos paraibanos resta vencer ou empatar por contagem de 2 x 2 em diante. Novo empate em 1 x 1 leva a decisão para os pênaltis.

CBF encaminha o 'caso Breno' para justiça desportiva
O 'caso Breno' foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O diretor geral de competições da Confederação Brasileira de Futebol, Virgílio Elísio, confirmou que analisou a questão junto ao protesto encabeçado pelo Baraúnas contra o Campinense e encaminhou para que seja observado pelo tribunal. A CBF tinha enviado uma nota às Federações Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e da Paraíba (FPF), descartando qualquer irregularidade no zagueiro Breno no jogo de ida contra o Baraúnas, sábado passado em Campina Grande. No entanto, Elísio admitiu que há novas informações a serem discutidas e melhor analisadas sobre o caso. O Baraúnas alega que Breno atuou com três cartões amarelos - recebidos contra Horizonte e nos dois jogos das oitavas-de-final diante do CSA - e por isso entrou com ação. Por outro lado, a CBF destaca a existência de um adendo escrito pelo juiz da partida do Campinense contra o Horizonte, no dia 15 de julho. Nele, Myron Novais corrige a informação original da súmula, informando que, na verdade, o jogador advertido foi Luciano Tandera.
Fonte: Gazeta do Oeste

Renatinho volta contra o Guarani

O ABC entra em campo, hoje, às 21h, para enfrentar o Guarani/SP, pela 26ª rodada da série B do Brasileiro, sem surpresas no time titular. A única novidade, e já esperada pela torcida, deve ser o retorno de Renatinho Potiguar a lateral esquerda. Dessa vez, o atleta vai iniciar a partida como titular, já que diante do CRB, ele entrou no segundo tempo, depois de desfalcar o time por mais de um mês. O volante Guto também retornar entre os titulares. Os novos contratados do clube, que já estão regularizados, inclusive o atacante Rodrigo Silva, devem ficar apenas como opção para o técnico Ademir Fonseca, que, como vem fazendo nas últimas partidas, não divulgou a relação com os jogadores convocados para o duelo de logo mais, contra os paulistas.
Adriano AbreuO ala do alvinegro treinou bem e mostrou que está em condições de suportar o jogo inteiro diante do Guarani, hoje, pela Série B 
O ala do alvinegro treinou bem e mostrou que está em condições
de suportar o jogo inteiro diante do Guarani, hoje, pela Série B

Ocupando a 15ª posição na tabela de classificação, com apenas 29 pontos, o alvinegro potiguar precisa da vitória para continuar longe da zona de rebaixamento. Atualmente a diferença do ABC para o Guarantinguetá/SP, primeiro dentro da zona de rebaixamento, é de apenas quatro pontos. "Temos que fazer do nosso mando de campo, a nossa casa. Se conseguirmos fazer os resultados fora de casa, com as vitórias no Frasqueirão, podemos fazer uma campanha razoável na competição. Mas, não podemos deixar de ter atenção com o Guarani. É um time muito traiçoeiro, que quando você pensa que está morto, ele ataca", disse Ademir Fonseca, treinador do ABC. Para o experiente lateral esquerdo, uma vitória contra o Guarani vai ajudar o clube nessa luta contra o rebaixamento. "Jogaremos em casa e precisamos fazer valer o mando de campo. Sabemos que será um jogo difícil, contra um grande adversário, mas precisamos de um bom resultado para nos distanciarmos da zona de rebaixamento. Estamos fazendo bons jogos fora de casa, mas precisamos ter esse mesmo retrospecto dentro do nosso estádio, pois precisamos retomar a confiança do nosso torcedor", disse Potiguar.
GUARANI
Com seis pontos mais que o rival potiguar, o técnico do Guarani, Vadão, pediu atenção. "O ABC está em uma posição incômoda e perigosa, vem de um resultado surpreendente. Isso mostra que eles vêm com uma injeção de ânimo grande por uma reação em um jogo que estava perdido. Baseado nisso falamos que não podemos jogar só uma parte da partida", decretou Vadão. Para motivar seu elenco, o treinador ressaltou que apesar da 11ª colocação, ainda há espaço para melhora, uma vez que os rivais à sua frente ainda irão tropeçar neste Brasileiro. "São 13 rodadas e 39 pontos em disputa, os outros times também perderão pontos. É o momento em que temos que acreditar nas nossas forças, esperar os nossos resultados e depois ver o que vai acontecer", completou. Neste jogo, o Guarani terá que contornar os desfalques para esta partida: Emerson, goleiro, sentiu um problema na mão e foi vetado, assim como Fumagalli e Schwenck, que estão entregues ao departamento médico. Fernando e Jackson, suspensos, completam os problemas do time campineiro.
Fonte: Tribuna do Norte

Com cinco desfalques, América-RN terá novidades contra o ASA

Roberto Fernandes não poderá contar com os volantes Ricardo Baiano, Márcio Passos, centroavante Max, meia Netinho e o lateral Wanderson.

Netinho é arma do América-RN contra o Goiás (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM) 
Meia Netinho está fora da partida contra o ASA
(Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)
O técnico Roberto Fernandes terá cinco desfalques para enfrentar o ASA, neste sábado, em Arapiraca. O treinador não poderá contar com os volantes Ricardo Baiano, Márcio Passos, o centroavante Max, o meia Netinho e o lateral-esquerdo Wanderson. Os dois últimos foram vetados no final da tarde desta quinta-feira pelo departamento médico do clube e sequer entraram na relação de jogadores que viajam para Alagoas. Max, fora devido a suspensão preventiva pela suspeita de doping, continua fora da equipe e não treina desde a última segunda-feira. Apesar da série de desfalques, o comandante americano não se queixou e definiu os substitutos para os jogadores, caso a dupla seja vetada definitivamente para o duelo deste sábado. Para o lugar de Netinho, Fernandes testou o lateral-direito Thiaguinho, que já atuou no setor e devolveu Norberto ao lado direito. Pelo lado esquerdo, sem Wanderson, o treinador optou pela entrada de Bruno, com Fabinho mantido como jogador de meio ao lado de Michel, Alan Bahia. No ataque, nenhuma surpresa. Lúcio e Isac devem ser confirmados no time titular. O provável time do América, caso os demais desfalques sejam confirmados deve trazer: Tiago; Norberto, Cleber, Edson Rocha e Bruno; Michel, Alan, Fabinho e Thiaguinho; Isac e Lúcio.
Fonte: Globoesporte.com/rn

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EXCLUSIVO: Diretor da CBF confirma que 'Caso Breno' será julgado no STJD

Diretor Geral de Competições da CBF, Virgílio Elísio
A equipe do Campinense divulgou, no início da tarde desta quinta-feira, um comunicado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que isenta a equipe paraibana de qualquer problema por ter escalado o zagueiro Breno, na partida do último sábado, contra o Baraúnas, que acabou empatada em 1 a 1.
O Baraúnas alegou que Breno possuia 3 cartões amarelos, e com isso não poderia atuar, e sim cumprir suspensão automática. O Defato.com entrou em contato com o Diretor Geral de Competições da CBF, Virgílio Elísio, que confirmou a veracidade do documento veiculado pelo Campinense. Entretanto, após pensar melhor,  Virgílio percebeu que era necessário uma investigação maior no caso. "O que foi divulgado pelo Campinense foi uma posição que tomei anteriormente. Mas fui colher novas informações hoje e vi que o caso merece uma maior atenção, e por isto encaminhei para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)", explicou Virgílio Elísio. Virgílio evitou fazer qualquer tipo de julgamento, e disse que quem deve tomar uma posição é o STJD. "O assunto vai ser tratado dentro do tribunal", finalizou.
Fonte: Jornal de Fato

Centroavante do ABC passará por cirurgia e está fora da Série B

Bombinha sofreu lesões no joelho esquerdo, no ligamento cruzado anterior e no colateral medial. Cirurgia deve ocorrer na primeira semana de outubro

Elionar Bombinha durante treinamento no ABC (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com) 
Bombinha não joga mais em 2012 pelo ABC
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)
A expectativa sobre um eventual retorno do centroavante Elionar Bombinha ao time do ABC nos últimos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro não existe mais. O jogador será submetido a uma cirurgia na primeira semana de outubro e não joga mais em 2012. O jogador recebeu a notícia na manhã desta quarta-feira após uma conversa com o médico Roberto Vital e o ortopedista José Valmar Martins.  Bombinha sofreu duas lesões no joelho esquerdo, uma no ligamento cruzado anterior e outra no colateral medial. - Na hora senti que era algo sério. Foi uma dor bem intensa, senti a pressão muito forte no joelho como se ele fosse sair. Depois de uns 10, 15 minutos, tinha inchado muito e não conseguia sequer andar - afirmou o jogador em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM. Bombinha revela que, em 10 anos de carreira, será a primeira cirurgia a qual se submeterá. O atacante se mostrou tranquilo quanto ao procedimento, mas ansioso pelo retorno aos gramados. O tempo de recuperação para o retorno do atleta ao futebol varia entre cinco e seis meses. - Psicologicamente estou bem, confiante, tranquilo. Não posso reclamar. A gente tem que confiar e esperar a nossa vez. Brinquei até com o doutor perguntando a ele se não dava para fazer amanhã. Quanto mais rápido fizer, mais rápido volta - disse o jogador. O atacante chegou ao ABC antes do início da Série B do Campeonato Brasileiro, atuou em apenas cinco jogos como titular e marcou três gols. Em outras seis partidas, entrou no segundo tempo, mas não conseguiu uma sequência de participações.

Por Bruno Araújo/Ge/ Natal 

Sede de 2013, Natal se organiza para receber Olimpíadas Escolares


Natal vai sediar no próximo ano a etapa das Olimpíadas Escolares para atletas entre 12 a 14 anos. De acordo com Gileno Souto, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE), os preparativos para a competição já foram iniciados. As ideias já estão no papel e as vistorias nos ginásios, quadras e piscinas já foram realizadas. Nossa estimativa é de 90% dos espaços utilizados durante os jogos sejam de escolas privadas - afirma Gileno.
Olimpíadas Escolares serão realizadas em Natal em 2013 (Foto:  Fernando Soutello/AGIF/COB) 
Olimpíadas Escolares serão realizadas em Natal em 2013
(Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)
A escolha dos representantes potiguares para a próxima edição já foi definida. Segundo Gileno, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer vai 'municipalizar' as competições para os esportes coletivos e realizar etapas regionais para, na fase estadual, definir a escola representante do Estado. Os representantes serão escolhidos através de três etapas. Vamos realizar uma 'municipalização' dos esportes coletivos. Cada município vai ter uma escola campeã. Essa escola vai participar de uma fase regional, que ao todo serão oito (Metropolitana, Trairi, Agreste, Mato Grande, Seridó, Vale, Oeste e Alto Oeste). Os vencedores de cada etapa regional participam da fase estadual, com a final em Natal - explica Gileno.
Gileno Souto acompanhou delegação do RN em Poços de Caldas (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal)
Gileno Souto acompanhou delegação do RN em
Poços de Caldas (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal)
Sobre os investimentos no esporte estudantil para uma competição dessa dimensão, Gileno conta que algumas reformas em ginásios podem ser realizadas.  Alguns ginásios, como o DED, no bairro de Candelária, e as instalações esportivas do Caic, em Lagoa Nova, podem ter algum tipo de reforma. O que sabemos é que o ginásio Palácio dos Esportes, em Petrópolis, já tem uma verba reservada para a reforma, que está liberada pela Caixa Econômica Federal. Estamos aguardado - finaliza Souto.
Fonte: Globoesporte.com/rn

Jonathan e Robson Lima devem ser os substitutos de Nildo e Richardson no Baraúnas

Wilson Moreno
 
Robson Lima volta após longa recuperação de lesão na coxa
O técnico Wassil Mendes tenta encontrar os substitutos de Nildo e Richardson que irão compor o time titular do Baraúnas no jogo do próximo domingo contra o Campinense, no Estádio Nogueirão. No primeiro treino com bola da semana, realizado ontem à tarde no mesmo lugar do confronto do fim de semana, o comandante tricolor já deu indícios de quais serão os dois escolhidos para as respectivas funções. Na zaga, quem larga na frente por um espaço na formação principal é Jonathan, enquanto o volante Robson Lima tem grandes chances de assumir um lugar no meio de campo da equipe leonina. Jonathan tem sido sempre a primeira opção para substituir qualquer desfalque na zaga. Todas às vezes em que Nildo precisou se ausentar por causa de suspensão - isso já aconteceu três vezes nesta Série D do Campeonato Brasileiro - o defensor foi o escolhido pelo treinador para suprir a baixa do capitão no sistema defensivo. Na última vez que esteve em campo, diante do Sousa/PB, no confronto de volta das quartas-de-final, Jonathan mostrou boa atuação e conquistou de vez a confiança do técnico Wassil Mendes. Já Robson Lima reassume um lugar que já foi seu. Durante toda a primeira fase da quarta divisão nacional, o volante figurou entre os titulares, mas uma lesão muscular na coxa o tirou das atividades por um longo período. Robson passou duas semanas entregue ao departamento médico, devido a um estiramento no músculo adutor da coxa direita. Seu retorno aos treinos com bola aconteceu somente no final da semana passada e agora ele recebe novamente a missão de reforçar a marcação do Baraúnas no meio de campo. Dois jogadores estiveram fora do treino de ontem no Estádio Nogueirão. O zagueiro titular Michel deixou o jogo do sábado passado contra o Campinense com uma inflamação no músculo adutor da coxa direita e ainda continuava em fisioterapia. No entanto, de acordo com departamento médico, o atleta não preocupa para o compromisso do fim de semana e já deve retornar às atividades com o restante do elenco nesta quinta-feira. O outro ausente foi o meia/ala esquerdo Alexandre. Também com problema na coxa direita, o jogador deve retornar aos treinos na movimentação marcada para hoje. O elenco do Baraúnas volta a trabalhar na tarde desta quinta-feira. O técnico Wassil Mendes leva novamente os jogadores ao Nogueirão para mais um treino com bola. O comandante deve priorizar as atividades técnica e tática. O coletivo de apronto de olho na partida diante do Campinense está marcado para amanhã à tarde, no mesmo local. Baraúnas e Campinense decidem no próximo domingo, às 16h no Estádio Nogueirão, quem passa para as semifinais da Série D, além de duelarem pelo acesso à terceira divisão do futebol nacional 2013. No primeiro jogo, em Campina Grande, houve empate por 1 x 1. Desta forma, o tricolor mossoroense alcançará seus objetivos caso vença por qualquer placar simples ou ainda empate sem gols. Já aos paraibanos resta vencer ou empatar por contagem de 2 x 2 em diante. Novo empate em 1 x 1 leva a decisão para os pênaltis.

Documento da CBF absolve Campinense no ‘caso Breno’

Uma certidão negativa expedida ontem pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol ao Campinense absolve o rubro-negro paraibano de qualquer eventual irregularidade por ter escalado o zagueiro Breno no jogo de ida contra o Baraúnas, pelas quartas de finais da Série D do Campeonato Brasileiro. Na terça-feira, o tricolor havia mostrado o interesse de ingressar com uma ação pedindo punição ao adversário, alegando que Breno foi escalado mesmo tendo o acúmulo de três cartões amarelos. Pelas contas do Baraúnas, Breno levou um primeiro cartão amarelo no jogo contra o Horizonte, ainda pela primeira fase; e depois outro em cada um dos dois jogos contra o CSA, já pelas oitavas-de-final. O documento que o Campinense possui, contudo, desmente a contagem. Segundo a CBF, houve um erro cometido por parte do árbitro do jogo contra o Horizonte, que foi apitado pelo maranhense Mayron Frederico dos Reis Novais. Mayron de fato anotou na súmula um cartão amarelo para Breno, mas poucos dias depois ele enviou um adendo à CBF corrigindo a informação, retirando o cartão do zagueiro e colocando-o para Luciano Tandera. Desta forma, os únicos dois cartões de Breno foram recebidos contra o CSA nas oitavas-de-final e por isto o atleta da equipe paraibana tinha sim condições de jogo contra o Baraúnas. A documentação da CBF, inclusive, foi enviada ao clube atendendo pedido da própria Raposa, que preventivamente fez a consulta. Mesmo com essa informação, a diretoria do tricolor decidiu entrar com ação na justiça desportiva.
Fonte: Globo Esporte.com

LAD - ARBITRAGEM - SEMIFINAIS





PORTARIA Nº 027/2012
O Diretor de Árbitros da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições determina a seguinte escala de árbitros para as semifinais do 19º Campeonato Açuense de Futebol Amador Adulto 2012.
Dia 22/09–15h15m – Portuguesa x Fluminense
Árbitro: João Paulo Barbosa Medeiros
Assistente 1: Marinaldo Freire de Amorim
Assistente 2: Edimar Marinho Dantas
Delegado: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante: Joaquim Filomeno Neto
Dia 22/09–17h15m – Palmeiras x Dinamarca
Árbitro: Michelon Luis Araujo de Souza
Assistente 1: Edimar Marinho Dantas
Assistente 2: Marinaldo Freire de Amorim
Delegado: Joaquim Filomeno Neto
Representante: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Açu - RN, 19 de setembro de 2012.
Joaquim Filomeno Neto
Diretor de Árbitros

Philip e Patrick reforçam o América

Depois de negar a contratação de novos reforços, a diretoria do América acabou sendo convencida a mudar de opinião devido ao número crescente de baixas que o elenco vem sofrendo. Com isso, as vésperas do fechamento do período de novas inscrições, que ocorrerá amanhã, o clube confirmou o acerto com o atacante Patrick e o meia Philip.
Rodrigo SenaO meia Netinho ainda não foi liberado e segue como dúvida 
O meia Netinho ainda não foi liberado e segue como dúvida

Se teve boas notícias no dia de ontem, o treinador Roberto Fernandes também tem motivos para se preocupar. Um dos quais é justamente em relação ao próximo compromisso pela competição nacional, contra o ASA, em Arapiraca/RN, onde o time potiguar vai tentar se recuperar de duas derrotas seguidas na série B, que fizeram o clube estacionar na décima colocação. Outra dor de cabeça é como montar a equipe, uma vez que o médico Maeterlinck Rêgo já vetou a participação do volante  Ricardo Baiano e Fernandes ainda não sabe se poderá contar com o lateral-esquerda Wanderson, que vem reclamando de dores na parte posterior da coxa esquerda. O mesmo vale para o meio-campista Netinho, que realiza tratamento de um problema muscular e foi liberado apenas para participar de treinos leves. Philip, de 21 anos, chega para suprir justamente a falta de opção que Roberto Fernandes encontra atualmente para substituir Netinho. O jogador tem os direitos federativos presos ao Náutico e   disputou a última Copa Paulista pelo Comercial-SP. Ele vai ficar na equipe potiguar até o final do Brasileirão, uma vez que a diretoria da agremiação paulista deixou em aberto a possibilidade de o meia retornar para o clube na próxima temporada, visando a disputa  a Série A2 de 2013. Patrick foi revelado pelo Atlético-PR, o jogador também conta com passagens pelo futebol turco e Portugal. Neste ano, disputou o Paulistão pelo Bragantino. A diretoria que mantém aceso o sonho de conquistar o acesso para série A, trabalha com a possibilidade de dar ao treinador Roberto Fernandes outros dois reforços, mas o presidente do clube Alex Padang desconversa sobre o assunto optando por confirmar apenas os nomes já anunciados.
Padang espera garantir todas as condições de trabalho para comissão técnica e entrar mais forte na luta por uma vaga no G-4. A partida de sábado, em Alagoas é considerada primordial para as pretensões do clube, que tem de trazer um resultado positivo.
Fonte: Tribuna do Norte

ABC // Rodrigo Silva reforça o ataque alvinegro



Técnico Ademir Fonseca ganhou reforços para o restante do Campeonato Brasileiro. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
O ABC segue ajustando sua equipe para a etapa final do Campeonato Brasileiro. O atacante Rodrigo Silva, anunciado esta semana pela diretoria do clube já chegou a Natal e, de acordo com o presidente alvinegro, Rubens Guilherme, com o atleta estão encerradas as contratações para a temporada. Agora, a supervisão precisa ser rápida para viabilizar a regularização do jogador a tempo dele poder participar da competição. "Estamos correndo com a documentação do atleta, mas só amanhã (hoje) é que saberemos se tudo dará certo, porque é quando o prazo acaba". Rodrigo Silva de 29 anos, tem 1,84m e estava atuando no futebol português. Foi formado no Figueirense e integrou as equipes portuguesas do Nacional, Leixões, União de Leiria, e Estoril. Além da confirmação do contrato com o atacante, os três jogadores que se apresentaram na última terça-feira ao ABC já estão regularizados e podem ter sua estreia já nesta sexta-feira (21), na partida contra o Guarani, no Frasqueirão. Os laterais Raulen e Esquerdinha e o atacante Baiano participam normalmente dos treinos com o restante da equipe. Por outro lado, Rafael Schimitz, não integrará o elenco alvinegro. O presidente afirmou que o Atlético-PR, não liberou o atacante e disse que não pretende fazer dispensas no elenco por enquanto. "Se Deus quiser, não vai ter dispensa. Vamos continuar com esse grupo que está aí", disse. Mas o zagueiro Edson não faz mais parte do clube. Formado nas bases do ABC, o jogador se destacou em 2010, quando atuou na série C. Foi para o Grêmio, mas voltou pouco tempo depois. Ele estava na equipe potiguar por empréstimo até o final da temporada, pois os seus direitos econômicos já não pertenciam mais ao clube. Como não estava sendo aproveitado pelo técnico Ademir Fonseca, os empresários do atleta optaram por seu desligamento do grupo.
Fonte: Diário de Natal


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Phillip deixa o Comercial e reforça o América-RN na Série B do Brasileiro

Phillip, Comercial (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)
Phillip deve viajar para Natal nesta quarta-feira
(Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)
 
O meia-atacante Phillip, de 21 anos, deve ser confirmado nas próximas horas como novo reforço do América-RN para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador, que pertence ao Náutico, estava no Comercial por empréstimo. Eliminado da Copa Paulista no último domingo, ao perder para o Velo Clube por 2 a 1, a equipe de Ribeirão Preto liberou o atleta. Feliz com a possibilidade, Phillip espera acertar os últimos detalhes ainda nesta terça-feira e seguir para o Rio Grande do Norte o quanto antes para ser integrado ao elenco. - Recebi uma ligação do dirigente do Náutico e fiquei muito feliz com a conversa. Devo ir amanhã (quarta-feira) pela manhã para Natal e acertar tudo. Jogar a Série B por um time tradicional é uma grande oportunidade para mim - comentou Phillip. Apesar da eliminação precoce do Leão do Norte na Copa Paulista deste ano, o jogador garante que deixa portas abertas no clube e espera voltar em 2013. - Já foi conversado sobre a possibilidade de jogar a Série A2 pelo Comercial no ano que vem. O próprio clube disse que tem interesse. Eu também tenho interesse. Agora quero focar meu trabalho no América, mas não descarto a possibilidade de voltar na Série A2 - disse o meia-atacante.
Phillip, Comercial (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com) 
Phillip também jogou como lateral-esquerdo no Comercial
(Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)
 
Fonte: Globoesporte.com/rn

Nildo e Richardson são os desfalques do Baraúnas para a decisão diante do Campinense

Se na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o técnico Wassil Mendes tinha poucos problemas por suspensão para escalar a equipe do Baraúnas, no mata-mata a história se tornou diferente. Para o jogo do próximo domingo, contra o Campinense no Estádio Nogueirão, o comandante leonino não vai poder contar com o zagueiro Nildo(Foto) e nem com o volante Richardson, que estão suspensos. O confronto vale vaga nas semifinais da competição, além do grande objetivo que é o acesso à Série C de 2013. Para seguir, o tricolor precisa ao menos empatar sem gols, ou então de qualquer vitória. Nildo tem que cumprir suspensão porque foi expulso no primeiro jogo das quartas-de-final diante dos paraibanos, sábado passado no Estádio Amigão. Esta é a terceira vez que o capitão do Baraúnas desfalca a equipe devido ao mesmo problema. Já Richardson estava pendurado, recebeu o terceiro amarelo na mesma partida e também precisa ficar de fora. No treino com bola marcado para a tarde desta quarta-feira no Estádio Nogueirão, o técnico Wassil Mendes deve começar a definir os substitutos de Nildo e Richardson. Como opções, o comandante tem Romeu e Jonathan para a zaga, enquanto Robson Lima e Rafael Matos devem disputar o espaço deixado por Richardson entre os titulares.
EXTRACAMPO
A diretoria do Baraúnas está consultando o departamento jurídico do clube para saber sobre a possibilidade de entrar com ação na Justiça Desportiva contra o Campinense, sobre possível escalação irregular do zagueiro Breno, no jogo do sábado passado. De acordo com o que está relatado em súmulas, o atleta deveria ter cumprido suspensão diante do tricolor no fim de semana, por ter o acúmulo de três cartões amarelos. De acordo com Zezinho, gerente de futebol da equipe mossoroense, os jogadores e comissão técnica estão sendo deixados fora dessa questão para que o assunto não atrapalhe a concentração: "O elenco e comissão técnica não estão se envolvendo nesse assunto. Essa questão está restrito à diretoria, para que o time não perca o foco para o jogo de domingo".
CONFIANÇA
O retrospecto positivo jogando fora de casa pode ser um fator motivacional a mais para o Campinense buscar a classificação no próximo domingo, jogando fora de casa e longe de sua torcida, contra o Baraúnas. É que o rubro-negro vem se especializando em buscar resultados positivos justamente quando vai decidir os jogos longe de Campina Grande. Já nesta edição da Série D, a Raposa foi buscar classificação longe do Estádio Amigão. Isso aconteceu nas oitavas de final, quando o Campinense enfrentou o CSA e, após uma vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, conseguiu suportar a pressão alagoana e segurou o empate por 0 a 0 no Estádio Rei Pelé. "A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil, mas do mesmo jeito que eles conseguiram um resultado aqui dentro do Amigão, a gente pode ir lá e trazer a classificação para Campina Grande, como já aconteceu em outras oportunidades. Por isso o apoio da nossa torcida é fundamental, mesmo o jogo sendo fora de casa", garantiu o goleiro Pantera.
Fonte: Gazeta do Oeste

Com trio de novidades, ABC cogita ficar sem reforço para a defesa

Seriam quatro, mas apenas três apareceram. Nesta terça-feira, no dia em que apresentou os reforços dos laterais Esquerdinha e Raulen, além do centroavante Baiano, o ABC não contou com a presença do zagueiro Rafael Schmitz, que tem enfrentado problemas na liberação com o Atlético-PR.
Presidente do ABC apresenta três reforços (Foto: Leonardo Pessoa/Divulgação) 
Presidente do ABC, Rubens Guilherme, apresenta três reforços
(Foto: Leonardo Pessoa/Divulgação)
O alvinegro cogita, inclusive, ficar sem reforços para a posição, apesar de ter perdido o zagueiro Leandrão na semana passada. O jogador deixou o clube devido a um problema de saúde grave enfrentado pela esposa. Segundo o diretor de futebol abecedista, Cleber Romualdo, o ABC ainda espera o jogador até esta quarta-feira, mas não tem a certeza de que poderá inscrevê-lo a tempo para disputa da reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. - Se vier, é sob o risco de chegar e não ganhar condição de jogo. Com a chegada do atleta, levará 24 horas para gerar o contrato se estiver com toda a documentação regular e só teremos, nesse caso, a quinta-feira para garantir sua regularização no ABC - explicou Romualdo.
Cleber conta que todo o procedimento para contratar o atleta foi realizado com a comunicação ao Furacão do interesse pelo jogador, o contato com o zagueiro e seu agente, mas que até o final da tarde desta terça, o Atlético ainda não havia liberado Rafael Schmitz. O clube não desistiu do jogador, mas o presidente procura sim um substituto que possa vir em condição de ser regularizado rapidamente. Há, inclusive, a possibilidade de não vir ninguém - confirmou o dirigente. O ABC precisa ter o nome do atleta publicado no boletim informativo da CBF até 24 horas antes da sua partida pela 26ª rodada, diante do Guarani, no Estádio Frasqueirão.
Fonte: Glogoesporte.com/rn

Riscos existem para toda sociedade

A psicóloga Márcia Toscano, do  Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acredita que os motivos para jogadores - e profissionais de outras áreas, como reitera - entrarem no mundo das drogas são diversos. Para ela, a variedade de casos torna uma explicação mais ampla sobre o assunto algo bem subjetivo.  "A incerteza do futuro pode ser um fator. Com certa idade, alguns jogadores já têm de pensar no que farão quando encerrarem a carreira. É uma fase crítica em que já tem de se pensar em outra coisa pra se fazer no futuro, como ser treinador, por exemplo. É algo bem subjetivo e nós não sabemos exatamente o que se passa com cada um", explica. A psicóloga explica que muitas vezes a falta de uma estrutura emocional pode levar às pessoas a procurarem as drogas, mas reitera que cada caso é um caso e devem ser tratados de maneiras diferentes. "O que pode levar ao mundo das drogas é a incerteza do futuro, a inconstância, a falta de perspectiva, a instabilidade emocional", diz. Márcia Toscano reitera que  isso pode acontecer com profissionais de qualquer área. Para a psicóloga, as motivações para essas pessoas buscarem o uso das drogas são variadas. "A gente geralmente não sabe o que se passa. O fim de um relacionamento com a esposa pode levar a isso, por exemplo", diz. A psicóloga explica que muitas vezes os casos ocorrem em função das pessoas guardarem os problemas apenas pra si. "As pessoas têm de sair dessa coisa egocêntrica de tentarem resolver tudo sozinhas. Quando não estão satisfeitos, quando não encontram o algo mais que desejam, devem pedir ajuda aos amigos, às pessoas próximas, antes que o problema os atinja", diz.

Fonte: Tribuna do Norte

América aguarda resultado para se posicionar no caso Max

O caso Max, punido preventivamente com 30 dias de suspensão por causa do teste de antidoping positivo na partida contra o Ipatinga, criou uma discussão dentro da cúpula diretiva do América. Os dirigentes simplesmente não sabem o que fazer com o atleta se a contraprova do exame também der positiva, uma vez que a pena mínima para estes casos são de seis meses de suspensão.
Rodrigo SenaJogador Max espera que contraprova o inocente da acusação 
Jogador Max espera que contraprova o inocente da acusação
 
O presidente do conselho deliberativo do clube, José Rocha, diz que avaliando a situação pela letra fria da lei, esse seria um caso de demissão por justa causa. Uma vez que o atleta que é pego num dopping por uso de droga, na verdade está infringindo a lei. Mas uma decisão desse tipo tem de ser muito bem discutida, uma vez que a direção americana também poderia estar criando um problema social. "Realmente fiquei perplexo com a notícia. Estava em São Paulo e tomei conhecimento do caso apenas pelo jornal. Torço para que tudo não passe de um mal-entendido e que a contraprova seja negativa, pois do contrário deixaria o América numa posição muito delicada. Esse jogador merece ser punido com a demissão sumária ou merece ser internado para cuidar do seu problema? Certamente qualquer coisa que o América fizer irá dividir opiniões", afirmou José Rocha. O presidente do conselho deliberativo acredita que o caso seja entregue ao departamento jurídico do clube, que vai avaliar a melhor alternativa. "Temos de levar em conta que Max sempre foi um profissional cumpridor de suas obrigações. Além do mais ele afirmou para os médicos não ter feito o uso de qualquer tipo de substância proibida. Não podemos julgar ninguém antes da definição do caso. Todo mundo gosta do atleta no clube", lembrou Rocha. Em 2009 foi registrado um problema com o zagueiro Márcio Santos, que também teve passagem pelo América, mas neste caso defendia o ABC. O exame de urina do atleta comprovou o uso de substâncias proibidas, mas ele acabou escapando da punição porquê conseguiu provar que a substância identificada se encontrava numa pomada íntima usada pela esposa. O primeiro exame realizado com Max apontou prova positiva para uma substância encontrada na cocaína.

Fonte: Tribuna do Norte

Coluna do Trindade

Marcos Trindade
40 pontos podem salvar – já tem neguinho diminuindo as contas. Há mais de dois meses, postei aqui que com 40 pontos um time pode se livrar do rebaixamento na Série B. Hoje, o primeiro da zona é o Guaratinguetá, se ele (e os outros três da zona) mantiverem o mesmo aproveitamento, o primeiro da zona terá ao final das 38 rodadas 38 pontos.  
Baraúnas na Série C – a notícia divulgada pelo Jornal de Fato, de Mossoró, que o jogador Breno do Campinense teria atuado irregular no jogo do último sábado, se comprovado, o Baraúnas pode se garantir mesmo que venha perder a partida de domingo.
Baraúnas na Série C – como você já leu em post anterior, houve apenas a troca de nomes com números de camisa, as imagens podem tirar a dúvida. Se o cartão foi para o número 04 ou não. Se sim, Breno podia jogar.
Árbitro – eu acho que esse tipo de erro é comum em preenchimento de súmula. No caso do cartão de Breno ou não, é consultar o árbitro e bola prá frente.
Retrospectos bons – ABC e América tem a vantagem na história dos confrontos dos adversários da rodada deste fim de semana. O ABC tem uma vitória de vantagem frente ao Guarani. O América venceu todos os jogos oficiais diante do ASA. Tabu aqui é positivo!
Alecrim em Ceará-Mirim – há quase um mês, o presidente da FNF, José Vanildo falou na Rádio 96 FM, programa Esporte Fino, que está sendo construído um estádio em Ceará-Mirim, cidade próxima a Natal. Esta semana, o Alecrim informou que pretende mandar os seus jogos lá. Uma boa.
Novos – e os “novos” reforços continuam chegando... E os “caras” anunciando...
Curiosidade – o América de Natal é o único clube do Rio Grande do Norte que jogou duas séries de Campeonato Brasileiro num mesmo ano. Isso aconteceu em 1982, primeiro participou da Série A, depois da Série B. Naquela época, alguns clubes eliminados na 1ª Fase da Série A iam para Série B. Coisas do Futebol Brasileiro.
Aconteceu – no dia 19 de setembro de 1947, o bom time do Santa Cruz derrotava ao ABC por 2 a 1. Gols de Bianor e Biá para o Santa Cruz; Tidão, irmão de Jorginho, fez o gol do ABC. Arbitragem de Vicente Faustino. Partida do 1º Turno do Estadual realizada no estádio Juvenal Lamartine. Detalhe: na rodada seguinte o Santa Cruz ficava campeão do referido turno. Há 65 anos.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Zagueiro Breno, do Campinense, pode ter atuado de forma irregular contra o Baraúnas


O zagueiro Breno, do Campinense, pode ter atuado de forma irregular contra o Baraúnas em partida válida pelas quartas de final da Série D, no último sábado (14), que terminou empatada em 1 a 1. De acordo com o regulamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com três cartões amarelos o jogador tem que ficar de fora da partida seguinte, para assim cumprir a suspensão automática. No dia 15 de julho, o zagueiro Breno recebeu o seu primeiro cartão amarelo - por empurrar o adversário - em partida válida pela quarta rodada, diante da equipe do Horizonte, em partida disputada no Ceará, onde terminou em 0 a 0. Este foi o seu único cartão em toda a primeira fase da Série D. Entretanto, nas oitavas de final da competição, o zagueiro da Raposa recebeu o seu segundo cartão amarelo - por calçar o adversário - diante do CSA, no dia 01 de setembro, no estádio Amigão, em Campina Grande, onde o time paraibano venceu por 2 a 1. Na partida de volta, onde o Campinense empatou em 0 a 0 e garantiu a sua classificação para enfrentar o Baraúnas, Breno recebeu o seu terceiro cartão amarelo - por calçar o adversário -. Com isto, Breno teria que ter ficado de fora da partida diante do Baraúnas, que terminou empatada em 1 a 1, no último sábado. O jogador atuou na partida, e assim, descumpriu o regulamento da CBF. Veja as súmulas que somadas, indicam que o jogador recebeu três cartões amarelos (SÚMULA 1, SÚMULA 2, SÚMULA 3). Veja também a súmula que indica que o jogador atuou diante do Baraúnas no empate 1 a 1, no último sábado, quando não deveria. (SÚMULA CAMPINENSE 1X1 BARAÚNAS).
O Defato.com conferiu todas as súmulas da partida com base no site da CBF.
Fonte: Ramon Nobre/Da Redação/JF

Para Flávio Boaventura, ABC precisa "fazer valer o mando de campo"


O ABC encara o Guarani na sexta-feira no estádio Frasqueirão após buscar uma incrível reação diante do CRB no sábado passado, em Maceió. Agora, os jogadores do elenco acreditam que chegou a hora de se impor dentro de casa. O time tem aproveitamento de cerca de 41% em jogos realizados no seu estádio.
Rodrigo SenaZagueiro acredita que time está pecando nos jogos dentro de casa 
Zagueiro acredita que time está pecando nos jogos dentro de casa
Para o zagueiro Flávio Boaventura, o alvinegro tem conseguido bons resultados atuando longe dos seus domínios, como a recente vitória diante do São Caetano, mas tem de fazer valer os próximos dois jogos no Frasqueirão para pontuar. "Estamos conseguindo fazer grandes jogos fora de casa, mas dentro de casa ainda estamos pecando um pouco. Vamos trabalhar, pois temos dois jogos [seguidos] em casa e precisamos fazer valer o mando de campo", disse. O defensor comentou ainda que "mudou" após uma conversa que teve com o treinador Ademir Fonseca após a expulsão sofrida no jogo contra o Atlético-PR. O zagueiro afirma que treina mais forte e confia na força do grupo para buscar os objetivos do clube. "Depois que fui expulso contra o Atlético Paranaense, o professor Ademir Fonseca conversou comigo e depois disso eu mudei um pouco, estou treinando cada vez mais forte, me dedicando ainda mais e acredito que esse crescimento é fruto de muito trabalho. Fico feliz em estar ajudando, o nosso grupo é muito bom, isso também ajuda, e agora é dar sequência e buscar ajudar o ABC a conseguir os objetivos", declarou o zagueiro ao site oficial do clube.
Fonte: Tribuna do Norte